Politécnico de Viseu integra projeto internacional do setor automóvel

Dois docentes do Politécnico de Viseu, do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da ESTGV, professores Carlos Pereira e Serafim Oliveira, encontram-se em Ostrava (República Checa), nos dias 1 e 2 de março, a participar na reunião de lançamento do Projeto DRIVES – Development and Research on Innovative Vocational Education Skills.

A sessão decorre na Universidade de Ostrava, entidade coordenadora do projeto que integra 24 parceiros oriundos de onze países europeus: República Checa, Holanda, Hungria, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Itália, Polónia, Roménia, Áustria e Portugal. O Politécnico de Viseu, a Universidade do Minho, a Eupportunity (empresa consultora especializada em assuntos europeus) e a IDESCOM (associação informação, desenvolvimento e comunicação), são as entidades portuguesas que integram a equipa de trabalho que vai desenvolver pesquisa em competências inovadoras na educação vocacional no ramo automóvel.

Com a duração de 4 anos, o DRIVES foi lançado no âmbito do grupo de trabalho Gear 2030, da Comissão Europeia, com o objetivo de “desenhar” as formações do futuro da indústria automóvel e de criar um sistema de certificação que as torne transversais aos vários países, facilitando a mobilidade e a empregabilidade neste setor. No decurso deste projeto serão modernizados os planos de formação atuais e criados os que a indústria automóvel vai precisar para fazer face aos novos desafios que enfrenta. Alunos do ensino superior, jovens em formação vocacional e pessoas em requalificação profissional (desempregadas ou não) serão os destinatários deste programa. As próprias empresas vão ter formação especializada.

O projeto surge para concretizar as metas estabelecidas para o setor pela Comissão Europeia, nomeadamente através da criação de soluções de capital humano que possam alimentar as pequenas e médias empresas através do estabelecimento de uma Aliança sectorial da Indústria Automóvel que cubra todos os níveis da cadeia de valor desta indústria (produção de veículos, fornecedores de componentes de automóveis, vendas e serviços pós-venda). Esta Aliança visa colmatar as lacunas de competências relacionadas com os perfis profissionais deste setor, através da identificação das necessidades, existentes ou emergentes, no mercado de trabalho (lado da procura) e do melhoramento da adequação dos sistemas de ensino e formação profissionais, em todos os níveis, às necessidades do mercado de trabalho (lado da oferta).