“Fotografia é sempre um momento da realidade”

John Gallo apresentou ontem, na Escola Superior de Educação de Viseu, o workshop Mirrorless is the new black. O fotógrafo socio-documental realçou a importância de se ser original e criativo quando se fotografa a realidade.

Com o auditório do estabelecimento cheio e participativo, John Gallo mostrou que a fotografia é sempre um momento da realidade, determinada pela subjetividade e cultura de quem trabalha com esta área. O fotógrafo enalteceu ainda o facto de que aquilo que constitui o indivíduo enquanto pessoa, desde o seu pensamento crítico, até à capacidade que cada um tem para ser original, passando pelas suas fontes de inspiração, são fatores determinantes para a captura do mundo exterior a uma câmara fotográfica.

Para o fotógrafo, “a fotografia faz-se dos dois lados da câmara”: do lado do sujeito que é fotografado e do lado do fotógrafo. No entanto, adianta, que “isto é só uma ferramenta; são os pincéis do pintor”. É neste seguimento que John Gallo frisa a importância de perceber qual o ângulo que se quer dar com a captura de um momento e qual o significado que se gera. “O difícil é conseguir pegar nas coisas mundanas da rua e torna-las em significado”, afirma.

Durante o workshop foram feitas análises a fotografias com intervenções dos participantes. John Gallo apresentou as tendências de 2018, sobretudo ao nível artístico e ao nível da comunicação, desde o segundo renascimento, sendo uma forma de reinterpretar obras clássicas, a masculinidade desfeita e o realismo conceptual, afirmando que “é difícil distinguir o que é real, do que não é”.

Mirrorless is the new black é uma nova série de workshops organizados com a Olympus, onde para além de se debater as tendências atuais da fotografia e o trabalho de fotógrafos, reflete-se também sobre os novos formatos das câmaras Mirrorless.

 

Texto e imagem: Rute Monteiro

 

a