Bailey diz adeus à Burberry e deixa mensagem

Foi em outubro do ano passado que Christopher Bailey anunciou a sua saída da Burberry. Depois de 17 anos dedicados à marca britânica, o designer quis deixar uma importante marca no seu último desfile. Casado com o ator Simon Woods desde 2012, Bailey planeou um desfile dedicado aos direitos dos homossexuais. A bandeira do LGBT foi o grande destaque da coleção, quer sozinha, quer incorporada no famoso print da marca.

“A minha última coleção na Burberry é dedicada – e apoia – algumas das melhores e mais brilhantes organizações defensoras do LGBT por todo o mundo. Nunca foi tão importante como agora, que a nossa força está na diversidade e criatividade” revela Christopher Bailey em entrevista à revista InStyle. A marca fez ainda doações para as associações Albert Kennedy Trust, Trevor Project, e ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans, and Intersex Association). É importante lembrar que Bailey foi o primeiro CEO assumidamente gay.

A este desfile juntou-se Cara Delevingne. A atriz que tinha anunciado o fim da carreira como modelo em 2015, voltou à passerelle para homenagear o diretor criativo. No entanto, a causa também diz respeito à antiga modelo, que assumiu a homossexualidade em 2015.

Mas estas não são as únicas novidades. A marca anuncia também a parceria com a empresa de venda de marcas de luxo online, Farfetch, fundada pelo português José Neves. Um passo importante para a Farfetch que se encontra entre os melhores e-commerce, a par com a Net-a-Porter ou a My Theresa. A Burberry conta assim com mais uma presença no shop online, um terreno cada vez mais forte no mundo da moda.

Bailey foi uma figura fundamental na história da marca, uma vez que surgiu num momento de crise da mesma. Graças ao designer, a Burberry conheceu uma grande evolução, modernizando-se e voltando à ribalta.

 

Texto: Joana Maia Rodrigues

Imagens: Burberry Oficial

a