‘Showcooking’ quer promover produtos do Baixo Tâmega

Está agendada para hoje, entre as 17h00 e as 20h00, uma sessão de ‘showcooking’, a decorrer no Centro Pastoral de Amarante, com o intuito de promover os produtos gastronómicos da região.

A sessão de culinária consiste numa iniciativa de Food Cluster Revolution, um projeto promovido pela Associação Empresarial de Amarante, que pretende aumentar o nível de desenvolvimento do setor agroalimentar do Baixo Tâmega, e será dirigida pelos chefs Manuel Noya e Ricardo Mendes.

Para a atividade, prevê-se a confeção de um menu que reúna produtos do Baixo Tâmega, composto por uma entrada, Royal de Cogumelos, um prato principal, Truta em Salmoura, e uma sobremesa, Pudim de Queijo com sopa de abóbora. Um dos princípios a implementar é a produção de refeições antigas, mas de forma inovadora, dinamizando o setor agroalimentar regional.

A entrada é gratuita, mas destina-se apenas aos empresários gastronómicos de Amarante, Baião, Celorico de Basto ou Marco de Canaveses, com um limite de 20 participantes, pelo que a seleção será feita baseando-se nos cinco primeiros inscritos de cada município.

É solicitada também a participação dos produtores da região, enquanto fornecedores dos alimentos necessários para a confeção das receitas.

 

Texto: Dália Magalhães

a