Orçamento Municipal de Sever do Vouga é o maior dos últimos 10 anos

Foi aprovado em Assembleia Municipal que o Orçamento da Câmara Municipal de Sever do Vouga para 2018 seria de 11,5 milhões de euros.

As principais áreas em que este Orçamento vai ser aplicado são “o Turismo e a Cultura, o Empreendorismo e a Eficiência Energética”. Neste âmbito, de realçar a construção do Ecocentro, situado na Zona Industrial de Cedrim e do novo Centro Escolar de Sever do Vouga, bem como as requalificações no âmbito do programa PARU – Planos de Ação de Regeneração Urbana. Outros investimentos previstos são a implementação de sistemas de eficiência energética (nomeadamente nas piscinas municipais e na iluminação pública), a zona de fruição ribeirinha (em Couto de Baixo), construção de passadiços no trilho de Agualva e restabelecimento de caminhos e infraestruturas.

Também se destacam a requalificação da frente da ribeirinha da Ribeira de Pessegueiro do Vouga, a reabilitação do Largo da Feira, o arranjo urbanístico do Largo de S. Mateus (em Paçô) e a qualificação do espaço público.

De acordo com o executivo, “há um reforço de verbas na Cultura, nomeadamente para a programação do Centro das Artes e do Espectáculo e a aposta na continuidade de ações como o Festival Internacional de Guitarras, Festa do Emigrante, Feira Quinhentista (Foral), Festim e a programação cultural em rede, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA)”.

Relativamente ao Turismo, espera-se a continuidade da FicaVouga, a Feira Nacional do Mirtilo, as semanas gastronómicas (Vitela, Lampreia e Cabrito), bem como uma aposta na Via Ciclável do Braçal, o Parque de Pesca da Cabreia, o Parque Temático “Mirtilândia” e a recuperação dos silos da antiga fábrica de moagem para um espaço radical e de apoio aos caminhantes de Santiago.

Este orçamento representa um aumento de cerca de 20% relativamente a 2017, tornando-se o maior da última década. O documento foi aprovado com maioria, sendo que teve os votos contra do CDS, do presidente da Junta de Freguesia de Couto de Esteves e abstenção do PSD.

 

Texto: João Almeida

Imagem: Flickr

 

a