Oliveira de Frades abriu portas da nova Biblioteca Municipal

O Município de Oliveira de Frades reabriu, este domingo, a nova Biblioteca Municipal com a colaboração do IBL – Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, atual IPLB – Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

A Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades tem como objetivos fundamentais disponibilizar, através dos fundos bibliográficos e audiovisuais, toda a informação possível à comunidade do concelho. Pretende, ainda, fomentar atividades de carácter lúdico e cultural de forma a permitir a participação da população na vida ativa da biblioteca, promovendo o hábito e o prazer da leitura e da reflexão.

De modo a assegurar o funcionamento da nova instituição, e tendo em vistra atingir a sua sustentabilidade, Paulo da Silva Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, afirma que é importante manter o acervo documental atualizado, aderir às novas tecnologias de informação, dinamizar atividades que promovam hábitos da leitura e colaborar com as escolas e outras instituições de carácter educativo e sociocultural, para que o combate à iliteracia possa ser mai eficaz.

De forma conclusiva, o presidente da Câmara em conjunto com o vice-presidente, Carlos José Pereira, informa que a biblioteca dispõe de vários equipamentos e serviços em que não só os habitantes do concelho, assim como aqueles que a visitam, poderão encontrar um apoio muito importante para as suas atividades individuais ou de grupo, qualquer que seja a sua esfera de ação.

Texto: Daniela Santos