Bragança vestiu-se de branco

No passado dia 9 de janeiro, a cidade de Bragança acordou coberta de um manto branco. Os brigantinos já não viam um nevão tão grande na capital de distrito há cerca de cinco anos.

A queda de neve levou ao encerramento de seis escolas em aldeias no distrito, devido à falta de professores e funcionários, no entanto não houve estradas cortadas. Assim sendo, o município esclarece que “grande parte do transporte escolar foi efetuada com normalidade”.

Apesar disso, o transito encontrou-se condicionado em algumas vias, mais concretamente na zona do Portelo, Espinhosela e Gondesende. Durante a manhã foi ainda necessário cortar o trânsito na nacional 206, estrada que liga Bragança a Torre D. Chama. Foi das primeiras vias a apresentar constrangimentos, pois atravessa a Serra da Nogueira, um dos pontos do concelho onde a neva começa a cair.

A Câmara Municipal de Bragança disponibilizou, para o terreno, o serviço municipal de Proteção Civil com “dois limpa-neves, quatro carrinhas e 24 pessoas, a realizar trabalhos de prevenção e de limpeza das vias, no meio urbano”.

De acordo com a RTP, circular na cidade não foi fácil e algumas instituições que prestam serviço domiciliário tiveram de recorrer à ajuda dos Bombeiros, pois não possuem veículos adaptados para conseguirem circular na neve.

No entanto, a queda de neve serviu para os brigantinos matarem saudades e brincarem com os mais novos no extenso manto branco.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Bragança é um dos distritos que se encontra sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, mas a previsão é de chuva para os próximos dias.

Texto: Joana Meco

Imagem: Adriana Pires