Lamego apoia arte contemporânea

Lamego abre portas à residência do artista João Pedro Fonseca, para receber uma exposição de cariz audiovisual que cuja finalidade se centra em refletir sobre o impacto da humanidade na natureza e a força da mesma.

 

“Depósito de uma natureza Ativa” é a denominação da exposição do artista João Pedro Fonseca, fundador do projeto ZONA, uma plataforma de arte contemporânea sediada em Lamego, que conta com várias residências artísticas. Esta exposição está aberta ao público entre os dias 23 de dezembro de 2017 a 15 de fevereiro de 2018.

João Pedro Fonseca, reside em Lisboa, mas é natural de Lamego. Visto que reside em local citadino, o artista vê a Urbe a apoderar-se da natureza, ao contrário do que se passa na sua cidade de origem, pois, existe “uma maior ocupação da natureza”, em especial em zonas despovoadas ou entretanto abandonadas.

Contudo, o artista explica que o ideal da exposição é a maneiro como o “Homem já não domina a Natureza com julgava dominar”, avança. “Por um lado, há o extremo industrial e aqui o extremo da inatividade. É um alerta para a desertificação e para uma maior ocupação da natureza do espaço”, refere João Pedro Fonseca, acrescentando que “a Humanidade não consegue orquestrar os comportamentos da natureza”.

No que toca ao assunto da exposição visual, esta encontra-se dividida em três instalações, acompanhadas pela comunicação do som: Alexander (Pedro Barquinha), Mr. Herbert Quain e Manuel Guimarães.

João Pedro Fonseca explica que a primeira peça, “Osso – Part II”, terá uma instalação áudio em três cantos distintos da sala, o que obriga o apreciador da exposição a deslocar-se até ao meio do espaço para poder ouvir toda a parte sonora da obra.

Na “Stimulated/Stimulated”, há a parte visual da exposição que mistura imagens da cidade de Lamego, desde a Serra das Meadas, até a zonas em que se observa um domínio geral da natureza.

Por último, em “Sombras do Tempo”, é montado um modelo de um cemitério com raízes secas, vegetação e troncos de árvores recolhidos dentro e fora da cidade de Lamego.

 

Texto: Carolina Goulart Brilhante

Imagem: João Pedro Fonseca Oficial

 

a