Tondela e Setúbal fecham primeira volta com um empate

CD Tondela empatou a uma bola (1-1) na receção ao Vitória de Setúbal na noite desta terça-feira, somando agora 19 pontos na pauta classificativa no final da primeira volta do campeonato.

O frio que se fez sentir – cerca de 8ºC à hora do jogo – no Estádio João Cardoso, em Tondela, não afastou os 1087 espetadores que quiseram ver ao vivo o CD Tondela – Vitória Futebol Clube da 17º jornada da I Liga.

Os adeptos da casa, presentes nas bancadas, aqueceram à passagem do minuto 10 quando Miguel Cardoso, pela esquerda do ataque, assistiu Tomané para este colocar a equipa da casa em vantagem. O Tondela colocava-se, assim, em vantagem no marcador.

O Vitória de Setúbal tentou reagir e, sete minutos depois, César acabou mesmo por introduzir a bola dentro da baliza, mas o árbitro auxiliar assinalou fora-de-jogo.

Depois do golo, a intensidade da equipa do Tondela acabou por baixar e os sadinos haviam de chegar ao empate ao minuto 34 através de Costinha que finalizou com um remate certeiro após o cruzamento de Nuno Pinto.

Logo a seguir, a equipa tondelense tentou reagir ao golo sofrido, mas o remate de Miguel Cardoso saiu ao lado da baliza do guardião sadino, Cristiano.

Da primeira parte, que não teve direito a minutos de compensação por parte de Rui Oliveira, destaque ainda para um cabeceamento de Gonçalo Paciência que saiu por cima do alvo.

As temperaturas baixas fizeram regressar os jogadores do Tondela ao relvado minutos antes do esperado para aquecerem o corpo, antes da segunda metade do jogo que não reservava um grande espetáculo de futebol.

O pouco futebol visto no campo fez os treinadores mexer na equipa, na tentativa de trazer algo novo. Pepa foi o primeiro e, aos 58 minutos, lançou Wagner para o lugar de Tyler Boyd. José Couceiro respondeu três minutos depois ao tirar João Amaral para colocar em campo Arnold.

Recém-entrado, Wagner conseguiu criar uma ocasião de perigo do ataque do Tondela, mas o remate saiu ao lado da baliza adversária.

Até ao final da partida, ambos os treinadores fizeram as duas substituições que restavam. No Tondela, saiu Pedro Nuno para entrar Heliardo e Joca rendeu Miguel Cardoso; no Vitória Futebol Clube Paciência deu lugar a Edinho e Willyan trocou com João Teixeira.

No que diz respeito a futebol, Cláudio Ramos ainda defendeu um remate de Gonçalo Paciência, mas o avançado sadino encontrava-se fora-de-jogo. O Tondela terminou o jogo em cima da equipa visitante, mas o melhor que conseguiu foi um cabeceamento de Tomané fora da trajetória da baliza já nos minutos de compensação.

No final do encontro, José Couceiro, treinador do Vitória de Setúbal foi o primeiro a chegar à sala de imprensa e considerou que o resultado foi justo.

“Penso que acaba por ser um resultado justo. Obviamente que as duas equipas queriam ganhar o jogo por motivos que são claros. O que choveu também não ajudou. Tornou-se muito difícil fazer circular a bola e o jogo em muitos momentos passou a ser mais direto. Não saímos satisfeitos… ninguém sai satisfeito porque ninguém queria empatar o jogo, mas as equipas equivaleram-se em momentos diferentes”, deu conta o treinador dos setubalenses.

Do lado do Tondela, Pepa disse esperar mais dos seus jogadores, mas aceitou o resultado:

“Esperava muito mais, principalmente depois da entrada muito boa que tivemos, com um golo vistoso. Depois, nas bolas paradas o Vitória começou a acreditar e nós começámos a ficar um pouco desconfiados e deixou de existir a acutilância que tivemos nos primeiros 20 minutos. Não tenho problemas em dizer que este foi o jogo possível. Notou-se que as duas equipas queriam ganhar e aceito o resultado”.

Também o jogador beirão Miguel Cardoso deu uma conferência de imprensa, no dia em que assinalou o 50º jogo com o emblema do Tondela ao peito, onde revelou o orgulho que sente em representar as cores auriverdes: “É um orgulho. Estou aqui há um ano e meio e ter 50 jogos é já um bom feito. Espero continuar e fazer muitos mais”, salientou o extremo.

Completada a primeira volta do campeonato, o Tondela mantém o 10º lugar da classificação com 19 pontos e o Vitória de Setúbal está na última posição com 12 pontos, agora em igualdade pontual com o Estoril Praia, que é penúltimo.

 

Ficha de Jogo

Equipa Inicial do Tondela: Cláudio Ramos (GR), Hélder Tavares, Tyler Boyd, Pedro Nuno, Miguel Cardoso, Tomané, Ricardo Costa, David Bruno, Joãozinho, Osório e Bruno Monteiro.

Suplentes do Tondela: Ricardo Moura, Nick Ansell, Pité, Sulley Muntari, Joca, Wagner e Heliardo.

Equipa Inicial do V. Setúbal: Cristiano (GR), César M., Tomás Podstawski, Paciência, João Teixeira, Costinha, Vasco Fernandes, Pedro Pinto, Nuno Pinto, João Amaral e Pedrosa.

Suplentes do V. Setúbal: Pedro Trigueira, Arnold, André Sousa, Willyan, Allef, Edinho e Jacob Adebanjo.

Golos: 9’ Tomané (CD Tondela); 33’ Costinha (V. Setúbal).

Cartões Amarelos: 57’ Hélder Tavares (CD Tondela); 21’ César, 90+2’ Cristiano (V. Setúbal).

Equipa de Arbitragem: Árbitro: Rui Oliveira; Assistentes: Paulo Vieira e Nelson Cunha; 4º Árbitro: Pedro Maia; VAR/AVAR: Tiago Martins, André Campos; Delegados: Alberto Moreira e Bruno Ferreira; Observadores: Brites Lopes.

 

Texto e imagens: João Pereira

a