O Olimpo chamado Madeira

Ser o maior. Esse é o desejo de todos os meninos que começam a dar os primeiros toques numa bola. Primeiro da rua, depois da cidade, de seguida do continente e finalmente do mundo. Uma sequência ao alcance de poucos, mas concluída por Cristiano Ronaldo, sobre quem nos debruçamos para compor estas linhas.

O melhor jogador do mundo em título brindou os seus seguidores com uma foto dos 15 troféus individuais obtidos ao longo da carreira, com a bela ilha da madeira como pano de fundo. Repito, 15!!!! É obra. 5 bolas de ouro, 4 botas de ouro, 3 prémios de melhor jogador europeu, 2 prémios the best e 1 troféu FIFA para o melhor jogador do mundo. Notável.

Olho fixamente para este retrato e delicio-me a cada minuto que passa. O menino que um dia abandonou a sua Madeira em busca do sonho da bola, é por estes dias o homem que dá nome ao aeroporto que outrora o viu partir. Fantástico. O reconhecimento é mútuo, como espelha a escolha do local da fotografia. O que também diz muito do carácter de Cristiano Ronaldo.

Continuo a observar a fotografia e na minha mente surge, entretanto, o rosto de Messi, por mais paradoxal que possa soar. O pequeno génio argentino que delicia os amantes de futebol a cada vez que calça umas chuteiras e pisa um tapete verdejante. Com uma canhota agraciada por Deus, a pulga avança sempre com a pelota colada ao pé. Tomba adversários com uma facilidade chocante. Sempre de cabeça levantada, aplica túneis aos mais ferozes defensores e executa livres que deixa os guarda redes imóveis. Rasga defesas com assistências inimagináveis. Transforma a cancha em aulas de geometria, com constantes triangulações, que precedem remates indefensáveis. É o melhor marcador da história do Barcelona e da seleção das pampas. Lionel “D10S” Messi, para muitos o melhor jogador de sempre.

Foi a este adversário que Ronaldo venceu os troféus que podes ver na fotografia. Uma década ao sprint. Sem aparentes quebras físicas ou motivacionais. Uma luta titânica, sem precedentes. O que torna o feito de Ronaldo ainda mais louvável e meritório.

Foi na sua rua, onde outrora sonhava ser maior, que Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro registou um momento, tal como a sequência referida anteriormente, ao alcance de poucos. Apenas do melhor jogador da história do futebol. O Olimpo é a residência dos Deuses, mas também lhe podem chamar Madeira.

 

Texto: João Miguel Carvalho

Imagem: Cristiano Ronaldo Oficial

a