Alunos de Comunicação Social conheceram “a voz dos cidadãos”

Foi em Bruxelas, na capital do Parlamento Europeu, que os alunos do 3.º ano do curso Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu tiveram a oportunidade de ficar a conhecer de perto a realidade das três principais instituições que fazem mover a grande União Europeia: o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia. Os estudantes participaram numa sessão de esclarecimento guiada por António Vale, diretor geral de Comunicação, Unidade de Visitas e Seminários.

O Parlamento Europeu, reconhecido como “a voz dos cidadãos”, decide as leis e o orçamento da União Europeia (EU) em conjunto com o Conselho de Ministros e faz a supervisão democrática de todo o trabalho da EU. O número de deputados eleitos por cada país está relacionado com o número de habitantes do mesmo país.

O Conselho Europeu, que dita a “voz dos Estados Membros”, define as orientações e prioridades políticas gerais da EU. É composto pelos Chefes de Estado ou de Governo dos Estados Membros.

A Comissão Europeia, representa “o interesse comum”, e é o órgão executivo da EU. Representa os interesses da Europa no seu conjunto, por oposição aos interesses específicos de cada país.

“As instituições são responsáveis pela elaboração de políticas, leis e medidas autónomas, realizadas por governos e pessoas de todos os países, pertencentes a esta união”, explicou António Vale.

Embora existam estas instituições, cada um dos Estados Membros possui autonomia para tomar decisões em várias áreas. No entanto, as decisões de grande extensão são da responsabilidade de instituições supranacionais, sendo o processo bastante longo e complexo. Afinal de contas, são decisões que irão afetar 28 países e milhões de pessoas.

A União Europeia (EU) é uma união económica e política cujo principal interesse é o bem comum dos seus 28 Estados Membros. A Comunidade Económica europeia (CEE), antecessora da EU, foi criada no fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de estabelecer um mercado comum europeu, partindo do princípio que os países passariam a ter ligações comerciais entre si e se tornariam economicamente dependentes uns dos outros.

Texto e imagens: Daniel Rocha, Daniela Costa e Mariana Rebelo Silva