Mais de Cem Notas espalham-se em Vila Nova de Paiva

No dia 16 de Dezembro ocorreu mais um concerto da orquestra “Cem Notas” no auditório de Vila Nova de Paiva. Com casa completamente cheia, com pessoas de pé e sentadas nas escadas, o concerto teve uma duração de aproximadamente 2 horas.

A orquestra  Cem Notas é constituída por pessoas de todas as idades. Ricardo Pereira, professor da orquestra, confessou não saber ao certo do número de elementos, admitindo que deverá rondar uma centena. Desde concertinas, a violinos, passando por guitarras, bateria e cavaquinho, os instrumentos são tocados por crianças, adolescentes e jovens que já reúnem muitos fãs. Ricardo Pereira confessou, que apesar de “cansativo”, o “ produto final está à vista”.

O concerto do dia 16 de dezembro teve como convidada especial Sónia Lisboa, que confessou ao #dacomunicação que a próxima geração estaria bem entregue no mundo da música. A cantora contou que o convite foi aceite sem hesitação, e que tudo aconteceu após uma visita dela a uma aula, onde Ricardo Pereira foi surpreendido por um dos seus alunos de bateria, ser afilhado de Sónia Lisboa.

Em conversa com Eduardo dos Santos, um dos alunos de Ricardo Pereira, o vocalista da orquestra conta-nos que o grupo já é mais do que “uma família”. O cantor confessa que conta com os seus colegas para tudo e que, desde que entrou para a orquestra, enfrentou o seu derradeiro medo de estar perante uma plateia tão grande. Em relação ao professor, Eduardo dos Santos classifica-o como uma pessoa “exigente” mas “profissional”.

Durante o concerto decorreram duas homenagens em que toda a orquestra participou e Eduardo dos Santos, como aluno de Ricardo Pereira, confessa que aquela canção foi dedicada à perda que toda a orquestra sofreu há alguns dias, de um amigo que faleceu vítima de cancro. A música “relembra-nos alguém que passou pelo mesmo e acho que toca um bocadinho”, afirmou o vocalista da orquestra.

Outra das homenagens aconteceu já com o professor em palco. “Um artista deve sempre sentir aquilo que está a cantar, mais do que o vozeirão que possa sair, e a diferença desta vez foi que com um sentimento novo, a música passou a ter um lado nosso”, afirmou Ricardo Pereira em palco, sem esconder alguma emoção.

Ricardo Pereira desvendou que a orquestra tem como padrinho Paulo Gonzo e a orquestra aproveitou a ocasião para apresentar um tema inédito, intitulado “É por vocês”. A música deverá ser gravada em estúdio, mas ainda não há data prevista para que isso aconteça.

“Orgulho” é aquilo que Ricardo Pereira sente sempre que termina um concerto, rematou.

Texto e imagens: Ana Filipa Pimenta