Académico e Gil Vicente anulam-se

O Académico de Viseu não foi além de um empate sem golos no encontro frente ao Gil Vicente esta manhã. Com este resultado, os viseenses podem ser ultrapassados na tabela classificativa da “ledman liga pro” pelo Famalicão, que amanhã defronta o União da Madeira.

A tradição manteve-se e o Académico continua sem conseguir derrotar o Gil Vicente em jogos a contar para o campeonato. Apesar da superioridade demonstrada, a equipa beirã não foi capaz de quebrar o nulo no marcador.

Os primeiros 30 minutos de jogo estiveram em plena harmonia com o tempo que se fez sentir no estádio cidade de Barcelos, frios em oportunidades. Apesar de algumas aproximações às balizas de Peçanha e Rui Sacramento, não se registaram grande oportunidades de golo. Nota para o golo anulado, ao minuto 13, à equipa do Gil Vicente. Ricardinho, médio gilista, introduziu a bola na baliza de Peçanha através da marcação de um canto direto, mas Carlos Espadinha, árbitro da associação de Portalegre, assinalou falta de Luís Eduardo sobre Sandro Lima.

Aos 16 minutos, Peçanha, com uma manhã tranquila na baliza do Académico, numa saída dos postes embateu no seu companheiro de equipa, Fábio Santos. O central ficou maltratado, sendo necessária a entrada da equipa médica do clube viseense. A nível ofensivo, a equipa da casa apresentou muitas dificuldades em impor o seu futebol, apenas com aparições individuais de Rafael Batatinha e alguns cruzamentos com relativo perigo.

Ao minuto 30 deu-se o ponto de viragem no jogo, com o Académico de Viseu a puxar dos galões e demonstrar o porquê de ser considerado uns dos candidatos à subida de divisão, assumindo o comando do jogo por completo. Tarcísio, que jogou no lugar do castigado Capela, em zona frontal à baliza de Rui Sacramento desferiu um potente remate que só foi travado pela barra da baliza. Estavam decorridos 36 minutos da partida. Na sequência da jogada, Fábio Santos ainda introduz a bola na baliza gilista, mas o golo foi invalidado por fora de jogo.

Dois minutos volvidos, mais uma grande ocasião para o Académico fazer golo. Lucas, um dos mais esclarecidos da equipa da cidade de Viritato, numa incursão pela ala esquerda dispara forte e cruzado para uma boa defesa de Sacramento. A pressão do Académico intensificou-se e no seguimento da jogada Sandro Lima esteve muito perto de balançar as redes. Após cruzamento de Joel, Rui Sacramento defende o esférico para a frente, tendo a bola sobrado para o avançado brasileiro que viu um defesa gilista cortar a bola mesmo sobre a linha de golo. Já no minuto de descontos desta primeira parte, o Académico contou mais uma grande oportunidade de fazer o golo. Yuri aproveitou a desatenção da defesa contrária e rematou rasteiro fora do alcance de Rui Sacramento, mas viu o poste negar-lhe o golo.

No início da segunda parte o Académico deu continuidade ao bom momento com que finalizou o primeiro tempo. Barry, ainda longe da baliza, testou a atenção de Sacramento com um remate forte. A equipa de Chaló dominava a seu bel prazer o encontro e dispôs de diversas ocasiões para inaugurar o marcador. Sandro Lima, aos 56 minutos, após uma bela jogada coletiva, com uma simulação sentou o adversário, no entanto o remate saiu fraco. Bruno Loureiro e Fernando Ferreira também colocaram o guardião gilista à prova, com remates enquadrados aos 60 e 67 minutos, respetivamente.

Neste segundo tempo, o Gil Vicente apenas por uma vez chegou com critério a zonas ofensivas. Jonathan aplicou um poderoso remate que rasou o poste direito da baliza de Peçanha.

A última grande oportunidade do jogo foi desperdiçada por João Mário aos 87 minutos. Na sequência de um pontapé forte de Peçanha desde a sua grande área, o avançado aproveitou a sua velocidade para escapar à defesa da casa e antecipou-se a Rui Sacramento, porém o remate do guineense sobrevoou a baliza.

Um resultado curto para o Académico que gozou de inúmeras oportunidades de golo e um domínio quase total do encontro. Na próxima jornada o Académico recebe no Fontelo o Penafiel, um encontro que será disputado dia 21 de Dezembro.

 

Texto: João Miguel Carvalho

Imagens: Rogério Ferreira / Kapta+

a