Um pedaço da história europeia

Situado junto ao Parlamento Europeu em Bruxelas, encontramos o Parlamentarium. O Parlamentarium abriu as portas no dia 11 de outubro de 2011, tendo sido inaugurado por Jerzy Buzek, na altura presidente do Parlamento Europeu.

O Parlamentarium tem como objetivo explicar aos seus visitantes o caminho rumo à integração europeia, o funcionamento do Parlamento Europeu e o que os seus deputados fazem para responder aos desafios da atualidade.

A visita pelo edifício é auxiliada por guias multimédia, permitindo aos seus visitantes uma experiência mais pessoal da visita através da possibilidade de escolha dos conteúdos que tenciona que lhe sejam explicados à medida que percorre o Parlamentarium.

Algumas das opções oferecidas pelo Parlamentarium a nível de conteúdo são: um corredor com os primórdios da União Europeia e das suas instituições, expositores com informação interativa acessível através dos guias multimédia e quadros interativos que tanto dão a conhecer os eurodeputados em funções de momento divididos pelos respetivos países como permitem aos visitantes deixar uma mensagem acerca da sua opinião do que é ser cidadão europeu.

O Parlamentarium encontra-se aberto 7 dias por semana e a entrada é gratuita.

 

Texto e imagens: André Lima, Leandro M. Dos Santo e Miguel Rodrigues dos Santos

a