Tondela e Académico lutam contra a história na próxima jornada

O Clube Desportivo de Tondela recebe, este domingo, pelas 20h15, o Sport Lisboa e Benfica, num jogo relativo à 15.ª jornada da “Liga Nos”. O Académico de Viseu viaja até Barcelos para defrontar, no sábado, às 11h15, o Gil Vicente, em jogo a contar para a 17.ª jornada da “Ledman ligapro”.

O estádio João Cardoso, reduto do Tondela, será o palco do jogo entre os locais e o Benfica. Depois de três derrotas consecutivas, os comandados de Pepa venceram o Desportivo das Aves com um golo solitário de Eli aos 51 minutos do encontro. Com esta vitória, o Tondela ocupa o 12.º lugar da tabela, com 15 pontos alcançados em 14 jogos. Uma vitória moralizadora antes do embate, previsivelmente difícil, contra o tetra campeão nacional, que vem em crescendo a nível interno.

Após uma fase claudicante, o Benfica de Rui Vitória estabilizou o seu futebol e os resultados. A entrada de Krovinovic, e consequente alteração tática, não pode ser dissociada da evidente melhoria na equipa encarnada. A veia goleadora de Jonas é outro fator preponderante para o ascendente registado pelo clube da luz. O avançado brasileiro lidera a tabela de melhores marcadores com 16 golos apontados. O Benfica procura, em Tondela, encurtar a desvantagem de três pontos em relação aos líderes do campeonato, o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto.

No sábado, em Barcelos, o Académico de Viseu tenta dar continuidade à vitória da última jornada, no Fontelo, frente à equipa B do Sporting Clube de Braga. Líder da “Ledman ligapro”, a equipa viseense procura aumentar a vantagem pontual para os adversários diretos, que é bastante ténue.  O Famalicão está apenas a 1 ponto de distância e somente 5 pontos separam a turma de Francisco Chaló do quinto classificado, o Leixões. Assim, torna-se essencial para o Académico alcançar os três pontos no embate contra o Gil Vicente, de forma a cimentar o seu lugar no topo da classificação. Com apenas duas vitórias nos últimos onze jogos, os gilistas atravessam uma fase conturbada da época, que se reflete na tabela classificativa. O Gil Vicente é 14.º classificado da “LEdman liga pro” com apenas 2 pontos de vantagem sobre a linha de água.

No próximo fim de semana as equipas beirãs vão ter de lutar contra a história. Não há registos de qualquer vitória do Tondela sobre o Benfica e a única ocasião em que o Académico venceu o Gil Vicente foi através da marcação de grandes penalidades, num jogo relativo à taça da liga. Uma situação que não ocorre em jogos de campeonato. Ambos os jogos serão emitidos pela SporTv.

 

Texto: João Miguel Carvalho

Imagem: CD Tondela

a