Parlamento mais próximo dos cidadãos

Por ano são disponibilizados mais de 37 milhões de euros, que são gastos em visitas ao Parlamento Europeu, para aproximar as pessoas do centro de decisões mais importante da Europa.

 

No passado dia 5 de dezembro, o membro da Direção-Geral de Comunicação do Parlamento Europeu, António Vale, apresentou a um grupo de jovens o funcionamento das instituições europeias.

A palestra, que ocorreu na cidade de Bruxelas, teve como principal objetivo dar a conhecer a constituição do Parlamento, mas, sobretudo, informar sobre o funcionamento do mesmo.

Desde questões monetárias à envolvente humana, os números são na ordem dos milhares. Por dia, uma das capitais mais importantes do mundo recebe no Parlamento Europeu mais de 3 mil pessoas, que passam na sua maioria por visitantes. Só assim é possível conhecer a realidade dos milhares de funcionários que trabalham diariamente em prol da cidadania europeia.

Negociação é o termo chave para tornar as decisões o mais unânimes possível. No entanto, este processo não é fácil por aglomerar milhões de pessoas, inúmeras culturas, línguas e, sobretudo, diferentes hábitos de vida.

Assim, as instituições europeias gerem-se por um processo complexo e duradouro. Tal como disse António Vale, “uma lei que seja aprovada a nível europeu […] vai afetar 28 países diferentes e mais de 500 milhões de pessoas”, demorando cerca de um ano e meio a ser outorgada.

Contudo, nas decisões seria injusto aplicar leis tendo apenas em conta a maioria populacional, visto existirem acentuadas diferenças nas taxas demográficas entre os países da União Europeia. Deste modo, torna-se ainda mais complicado realizar acordos que beneficiem todos os estados-membros.

 

Texto e imagens: Andreia Silva, Dália Magalhães, Edilson Coutinho e Mariana Ferreira

a