78 toneladas de alimentos e 2500 voluntários na campanha do Banco Alimentar

No fim-de-semana 2 e 3 de dezembro decorreu mais uma campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome. Em Viseu, foram recolhidas cerca de 78 toneladas de alimentos. Fátima Ribeiro, presidente do Banco Alimentar de Viseu, faz um balanço geral desta campanha que envolveu cerca de 2500 voluntários.

O resultado da campanha deste fim-de-semana foi 76.134 toneladas de alimentos recolhidas mas no mesmo período do ano passado recolheram 78.039 toneladas. Estava à espera desta diminuição? Considera uma diminuição significativa?

O resultado acabou por ser bastante bom e até ultrapassar as expectativas. A diminuição não é de todo significativa. A diferença de uma campanha para a outra em termos de produtos não é tanta, pois em Novembro do ano passado a campanha foi feita com sacos de papel que pesam muito mais, enquanto esta foi com sacos de plásticos. Se retirarmos a diferença do peso dos sacos, a diferença foi apenas de 700 Kg a menos, o que é residual.

 

Sendo que, na altura dos incêndios de 15 de outubro, disponibilizaram 15 toneladas de alimentos para as vítimas, conseguiram repor essas toneladas que foram disponibilizadas?

É extremamente complicado numa campanha conseguir repor 15 toneladas, mas também o nosso objetivo nunca foi esse. O nosso foco foi na altura dos incêndios prestar uma ajuda consistente às instituições das zonas mais afetadas e foi isso que foi feito. A nossa missão era não descer muito relativamente à campanha do ano passado e isso foi conseguido. Tínhamos muito receio que tendo existido a campanha de ajuda às vítimas dos incêndios há tão pouco tempo, as pessoas estivessem menos recetivas e houvesse uma grande quebra, o que não se verificou. Tal facto demonstra que as pessoas têm confiança no Banco Alimentar e acreditam na sua missão.

 

Quantas pessoas estiveram envolvidas nesta campanha e em quantos super/hipermercados é feita a recolha?

A recolha foi feita em 110 supermercados do distrito, distribuídos por 25 conselhos: Viseu, Aguiar da Beira, Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva e Vouzela. Participaram nesta ação cerca de 2500 voluntários nas mais diversas funções, desde os motoristas que conduziram as carrinhas de recolha, os voluntários de todos os supermercados, os restaurantes e empresas que nos ajudaram, os voluntários que vieram para o armazém fazer a triagem dos alimentos, a equipa da logística, a equipa de coordenação do armazém, entre outros.

 

Quantas instituições vão ser ajudadas com os alimentos recolhidos durante o fim-de-semana?

Esta campanha permite-nos continuar a ajudar 103 instituições que dependem de nós.

 

Qual o balanço que faz da campanha?

Tal como referi, o balanço da campanha é muito positivo pois esperava-se um decréscimo muito acentuado devido ao apoio dado há tão pouco tempo às vítimas dos incêndios. Mas os portugueses mostraram uma vez mais a sua generosidade e espírito de interajuda, ajudando a consolidar a confiança em nós depositada.

 

Para quem não conseguiu contribuir no fim-de-semana ou para quem o fez mas quer continuar a contribuir, quais as melhores formas de ajudar o Banco Alimentar de Viseu?

Para quem não esteve no fim-de-semana e ainda quer colaborar connosco, tem ainda hipótese de o fazer até dia 10 de Dezembro, através da Campanha Vale nas grandes superfícies e também a campanha online. Partilho o site www.alimentestaideia.pt  convidando todos a participarem na luta contra a fome em Portugal, quer vivam em Portugal ou no estrangeiro.

 

Texto: Rafaela Sousa

Imagens: Banco Alimentar Contra a Fome

a