Só há 15% de mulheres no jornalismo desportivo

O grupo de trabalho da SOPCOM Género e Sexualidades debateu, hoje de manhã, o tema “Género e jornalismo”, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no segundo dia do congresso de ciências da comunicação. Sob moderação de Paula Lobo, professora da Escola Superior de Educação de Viseu, Filipa Subtil, Cláudia Martins, Carla Cerqueira e a própria moderadora apresentaram os seus trabalhos de investigação sobre o papel da mulher e a igualdade de género no jornalismo.

Cláudia Martins, jornalista desportiva da Antena 1, apresentou o seu trabalho sobre “A ausência de mulheres no jornalismo de desporto em Portugal: nem produtoras, nem nos cargos de poder”. Esta investigação surge no âmbito do seu projeto de doutoramento, sob orientação da professora Carla Cerqueira. A doutoranda analisou “os resultados de um questionário aplicado aos principais órgãos de comunicação social nacionais, abrangendo diferentes plataformas jornalísticas e temáticas (generalista ou desportivo)”, explica.

Os resultados apresentados por Cláudia Martins mostram que apenas 15% do total de jornalistas desportivos e 16% dos cargos hierarquicamente superiores são ocupados por mulheres. A autora explica ainda que “a tendência de feminização da profissão de jornalismo que muitos autores falam não se verifica nem no desporto nem nas hierarquias”.

Apesar disto, Cláudia Martins esclarece que “este é um trabalho que se inscreve numa tese de doutoramento portanto é uma caminhada e este é só um pequeno passo, um ponto de partida”. A jornalista conclui que chegaram a um “perfil numérico que é o ponto de partida para a próxima fase que será falar com essas mulheres, perceber as trajetórias e perceber os condicionalismos que enfrentam na profissão”.

Texto: Rafaela Sousa

Imagem: Sandra Dias