Paquete de Oliveira homenageado na SOPCOM

A conferência em homenagem a Paquete de Oliveira foi um dos pontos altos do primeiro dia do X Congresso da SOPCOM, que está a decorrer no Instituto Politécnico de Viseu. Nesta sessão estiveram na mesa de oradores Paulo Serra, presidente da SOPCOM, e os investigadores Aníbal Alves, Moisés Lemos Martins, António Fidalgo, José Rebelo e ainda José Luís Garcia, que foi aluno de Paquete de Oliveira.

Aníbal Alves descreveu Paquete de Oliveira como companheiro, amigo e conselheiro, considerando-o também como a “trave mestra da associação” de investigadores das ciências da comunicação. Paquete de Oliveira e Aníbal Alves encontraram-se pela primeira vez em 1983 e o ex-provedor ficou como um homem persistente no pós morte e “o homem exemplar”.

Moisés Lemos Martins, da Universidade do Minho, recordou Paquete de Oliveira como um grande académico, que sempre teve a sua vida ligada aos media. Segundo o orador, Paquete de Oliveira impressionou pela sua “serenidade, generosidade, simplicidade” e pelo “coração terno e bondoso”.

António Fidalgo começa por contar a história de como convidou Paquete de Oliveira a candidatar-se a reitor na Universidade da Beira Interior. Segundo António Fidalgo, Paquete de Oliveira enfrentava a morte com muita coragem e, mesmo depois de lhe ser diagnosticado o cancro, este permaneceu no seu cargo como reitor.

José Rebelo, por sua vez, citou várias ideias defendidas por Paquete de Oliveira e José Luís Garcia, um dos discípulos do ex-provedor, recordou como eram as suas aulas. Para Paquete de Oliveira a aula era um lugar com um professor que animava uma conversa livre entre todos os estudantes. “Foi uma espécie de guia para os alunos”, rematou.

Texto: Ana Filipa Pimenta

Imagem: Inês Loureiro