“O desporto rei é rei no jornalismo televisivo português”

No âmbito do tema “televisão em mudança”, Sónia Sá abordou a importância que o futebol assume nos canais generalistas em Portugal. A oradora analisou o tempo disponibilizado pelo jornalismo televisivo ao desporto rei.

“Nos telejornais há uma necessidade diária de registar um bloco de desporto, que em Portugal significa futebol”, refere Sónia Sá, investigadora do Labcom e professora na Universidade da Beira Interior. O estudo de Sónia Sá baseou-se em duas semanas de análise, “a penúltima da época transata, 2016/2017, e a segunda da época atual, 2017/2018, quantificando o tempo despendido pelos noticiários da RTP e o jornal das 8 da TVI sobre o futebol”, afirma.

Estatisticamente, na primeira semana de observação, o futebol representa 8% do noticiário da RTP, enquanto que na TVI os números sobem até aos 10%. Na segunda semana de análise, os números da RTP ascendem até aos 12%, fruto do direito de transmissão de um jogo por jornada da Liga dos campeões, e regista-se uma quebra nos números da TVI, que baixam até aos 8%. O desporto rei assume, igualmente, um papel de destaque na RTP3 e TVI 24, com “inúmeros programas exclusivos de futebol, mas não o jogo jogado. Ao invés, são debatidas especulações diárias sobre dirigentes, jogadores, treinadores ou comentadores televisivos”, remata a professora. Sónia Sá acrescenta que “a televisão recorre permanentemente ao evento mais popular do país para criar, ou recriar, a ideia de proximidade com os gostos e preferências dos seus espectadores.”

Como consequência da crescente importância assumida pelo futebol no mundo televisivo, regista-se uma alteração no desempenho de funções por parte do jornalista, principalmente no texto jornalístico, com constantes adjetivações e expressões bélicas, estabelecendo uma mescla de informação com entretenimento.

“Ao verificarmos uma presença regular de adjetivação, o recurso a uma linguagem bélica, associada a guerreiros, lutas, heróis e vilões, e dado o tempo significativo que o jornalismo televisivo dispensa ao futebol é clara a presença, e aceitação, da mistura noticiosa com o entretenimento. O desporto rei é rei no jornalismo português”, assinala a investigadora.

A participação de Sónia Sá, esteve inserida num bloco de sessões temáticas “Estudos televisivos – televisão em mudança”, onde também foram abordadas as consequências dos jornalistas da SIC editarem em vídeos conteúdos informativos, a formação de jornalistas através da web, com enfoque na UTAD – TV, a influência do Brasil nas narrativas portuguesas do século XXI, a hibridização dos conteúdos dos telejornais pela análise da ERC e a pluralidade e diversidade do serviço público dos media.

Texto: João Miguel Carvalho

Imagens: Diana Baltazar