Sessão inaugural do Congresso da Sopcom dá o mote para os próximos dias

A sessão de abertura do X Congresso da Sopcom realizou-se esta segunda-feira, dia 27 de novembro, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. Moderada pela coordenadora da comissão organizadora do evento, Teresa Antas de Barros, a sessão contou com a presença de Joaquim Paulo Serra, Presidente da Sopcom, João Luís Monney de Sá Paiva, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Paulo Balula, Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, e Jorge Sobrado, Vereador da Câmara Municipal de Viseu.

Durante a sessão, o presidente da Sopcom explicou a importância do congresso e da associação em Portugal. “Para que uma área científica se afirme, é preciso que se faça comunidade e a Sopcom foi fundamental desde 1997 para promover essa comunidade de investigadores” na área da comunicação, referiu Joaquim Paulo Serra. O presidente da Sopcom acrescentou, ainda, que “os congressos continuam a ter um papel fundamental para aproximar pessoas, para permitir debates vivos, para possibilitar redes de investigadores e também para ligar instituições.”

Na mesma linha, o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Luís Paiva, considerou que “os congressos não são apenas momentos de exposição mas são também momentos de troca, de partilha de entendimentos e experiências e desse modo fazer alguma pedagogia, possibilitando que os estudantes deem os seus primeiros passos neste contacto e percebam quais são as linhas de força que envolvem estes grandes acontecimentos dos nossos dias”.

João Paulo Balula, agradeceu à Sopcom a oportunidade concedida à Escola Superior de Educação para a organização do congresso e exprimiu “a vontade da ESEV de que esta colaboração continue no futuro.” Para o presidente da Escola Superior de Educação, “é essencial que Viseu continue a ter uma oferta formativa e uma atividade de investigação na área das ciências da comunicação, pautada por padrões de elevada qualidade”, salientando que a cooperação entre as duas instituições é fundamental.

O vereador da Câmara Municipal de Viseu, Jorge Sobrado, destacou Viseu como “uma das cidades em que as práticas e estratégias de comunicação tem vindo a evoluir de forma mais intensa”. O autarca referiu que “Viseu está a afirmar-se como destino de eventos de diversa natureza mas também eventos científicos e de negócio” e, por isso, a Câmara Municipal de Viseu apoiou desde o primeiro dia a realização do evento na cidade. O vereador terminou a sua comunicação relembrando um verso do poeta Tolentino Mendonça “precisamos de uma arte que se coloque do lado da esperança e nós precisamos de uma ciência e de uma política que se coloque do lado da esperança e esperamos que a Sopcom e este congresso sejam uma semente nesse sentido”.

Até quarta-feira, o X Congresso da Sopcom contará com mais de 400 comunicações dirigidas a cerca de 240 participantes, investigadores, docentes e alunos da área da comunicação.

Texto: Rafaela Sousa

Imagens: Sandra Dias