Vox Visio Coral celebra dez anos de atividade

O Vox Visio Coral nasceu há 10 anos, inicialmente com 26 elementos, pela mão de Bruno Videira, numa colaboração com D. Armando Esteves, na paróquia do Viso, em Viseu, local onde mora a sede desta associação.

Por Ana Raquel Pinto e Gustavo Lourenço

O Vox Visio Coral celebra este fim-de-semana o décimo aniversário. Para assinalar a data, o coro viseense vai realizar dois concertos nos dias 20 e 21 deste mês, no Teatro Viriato, com a presença especial de André Sardet e João Pedro Pais e apresentação de Zé Mágico.

Com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos, o coro infantojuvenil tem vindo a crescer nos últimos anos e a ganhar o carinho de todos aqueles que se cruzam no seu caminho. “Somos um grupo bastante procurado”, refere Bruno Videira, fundador e maestro do Vox Vísio Coral, destacando o “reconhecimento da sociedade civil ao grupo”.

Para o maestro não existe “nada melhor do que encher uma sala emblemática da cidade” de Viseu e é isso mesmo que se preparam para fazer novamente, com os concertos deste fim de semana já esgotados.

O coro, fundado em 2013, tem hoje 60 elementos e soma já mais de três centenas de concertos pelo país, muitos deles ao lado de artistas de renome nacional, como Jorge Palma, Susana Félix, Pedro Abrunhosa, José Cid e Luís Represas. “São oportunidades que muitos talvez não terão outra vez” diz o timoneiro do projeto.

A música portuguesa é um marco que garante a identidade própria do coro viseense que atua sempre com temas lusos e, para o maestro Bruno Videira, “desde cedo é muito importante mostrar o que tem de bem esta cultura aos mais novos”.

O coral surge para “dar hipótese a quem tem e quem não tem hipótese de ter uma atividade artística”, refere Bruno Videira, sublinhando que este é um projeto “pro-bono e feito com o coração em prol da sociedade viseense”. Apaixonado pela música, o maestro tem como objetivo proporcionar experiências e momentos que o próprio vivenciou e que contribuíram para a sua boa formação pessoal e profissional.

O Vox Visio Coral é hoje, também, uma associação cultural que não recebe qualquer tipo de compensação financeira, pelo que não há mensalidades e, quem o frequenta, paga apenas um seguro que cobre as deslocações que o grupo faz. A associação cultural, que está inserida na Freguesia de Ranhados, conta apenas com “apoios pontuais” e o apoio institucional do município.

a