Gestão de resíduos florestais e valorização territorial em destaque na Green Week

Na Green Week IPV 2023 –Território Sustentável, será dada especial atenção à gestão adequada dos resíduos florestais e à valorização territorial, através do turismo sustentável, com base nos princípios do Pacto Ecológico (Green Deal), que visam a eficiência da utilização dos recursos e a neutralidade climática até 2050.

A Green Week da União Europeia tem sido um período de debate ao longo dos anos relacionada com as políticas ambientais europeias. Estes debates visam reunir decisores políticos, comunidade académica, autoridades locais, empresas e todos os cidadãos, a fim de aumentar a sensibilização e contribuir para o debate público em torno das competências para comunidades sustentáveis, resilientes e socialmente justas.

“Todos os anos, aproximando-se o verão, há a necessidade de implementação de ações para minimizar o risco de incêndios rurais. Mas será esta a estratégia mais adequada para minimizar a sua ocorrência e os seus impactos? Deve ser definida uma importante visão integrada de valorização do território”, lê-se no comunicado enviado pela instituição. A Green Week IPV 2023 pretende reunir instituições decisórias, comunidade académica e agentes responsáveis pela gestão dos espaços naturais e do setor do turismo para refletir sobre estratégias de recuperação sustentável do território numa perspetiva de poluição zero.

Neste âmbito vai decorrer o 3.º Workshop – Rumo a Poluição Zero, da responsabilidade do Departamento de Ambiente com a colaboração do Departamento de Gestão, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do IPV (ESTGV-IPV). Este workshop terá lugar no dia 5 de junho, entre as 9:00h e as 17:00h, no Auditório da ESTGV.

No dia 6 de junho terá lugar um encontro com cidadãos em Bodiosa, concelho de Viseu, entre as 18:00h e as 20:00h, para partilhar e divulgar o conhecimento adquirido projeto BioValor, projeto de investigação desenvolvido num centro local de recolha de biomassa residual. Este será um momento de sensibilização para as boas práticas de gestão florestal.

Mais informação em https://dep.estgv.ipv.pt/departamentos/amb/gw23/

a