Iniciativa europeia debate em Viseu a importância de combater as notícias falsas

O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões organizou uma sessão de informação dedicada ao tema “Literacia Mediática sobre as Temáticas Europeias”, que contou com a participação de alunos do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu.

A atividade decorreu no dia 4 de maio, na sede do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, na Casa do Adro, em Viseu.  Na sessão foi abordada a importância da literacia mediática, cada vez mais fundamental para lutar contra a desinformação e combater as notícias falsas – fake news – disseminadas pelas redes sociais e por meios de comunicação. 

Como explica o responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, José Carlos Almeida“o objetivo desta sessão é sensibilizar os cidadãos para a importância de estarem preparados para aceder, avaliar e compreender as mensagens transmitidas pelos meios de comunicação, que são um instrumento fundamental na tomada de decisões. Muitas vezes, são veiculadas informações erradas, repetidas depois pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, e que causam impacto na opinião das pessoas. Iniciativas como esta são fundamentais para alertar para esta situação”.  

secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho, recorda que “aproximamo-nos das Eleições Europeias de 2024, que dizem respeito ao futuro de todos os cidadãos da União Europeia e consequentemente de Viseu Dão Lafões. Cada vez é mais importante para os cidadãos perceberem a importância de não acreditarem em tudo o que veem escrito e que lhes chega através das redes sociais. Todos os instrumentos que os ajudem a ter consciência desta ameaça são muito úteis, pelo que ficamos muito satisfeitos em poder proporcionar este momento de debate, aprendizagem e no seio da nossa Comunidade Intermunicipal”

A atividade contou com três momentos diferentes. A primeira parte consistiu num workshop para alunos de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Viseu. De seguida foi promovida uma dinâmica que contou com a presença de jornalistas locais, a propósito das fake news. A sessão foi dinamizada pela Universidade de Aveiro e pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões. 

O terceiro momento integrou o projeto “WE Europeans”, da União Europeia, no qual vários oradores internacionais falaram, de forma remota, sobre “A Comunicação Social numa Era de Populismo e Popularização”. Esta iniciativa foi composta por dois debates. 

Na primeira hora, o jornalista e pivô alemão Constantin Schreiber moderou um debate de introdução ao tema, intitulado “Facto ou Falso – serão as fake news a maior ameaça à nossa liberdade de imprensa?”. Entre os Oradores estiveram Oliver Money-Kyrle, Diretor do Instituto Internacional de Imprnsa, em Bruxelas; Christian Pieter Hoffmann, Professor de Gestão da Comunicação no Instituto de Estudos de Comunicação e Media da Universidade de Leipzig, Alemanha; e Uschi Jonas, Jornalista e Chefe de Equipa de Verificação de Factos da CORRECTIV, Alemanha. 

O debate da segunda hora foi dedicado ao impacto das fake news em diferentes países. Moderado por Magdalena Scharf, Cientista Política e Consultora, conta com a participação de Wojchiech Karpieszuk, jornalista da Gazeta Wyborcza, Polónia; Serena Iordache, jornalista espanhola especializada em verificação de factos; David Tozzo, ativista e escritor italiano; e Lorenzo Fattori, investigador italiano. 

a