Junho e julho trazem novos sons, ritmos e sabores ao Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu

“Verão no Parque” arranca a 2 de junho, com propostas e experiências para toda a família. Instalação de mesas merendeiras neste espaço verde complementam oferta de lazer e fruição.

Apresentação do Verão no Parque

A partir de hoje, o Parque Aquilino Ribeiro, um dos principais espaços verdes da cidade de Viseu, oferece novos equipamentos para lazer e refeição a viseenses e visitantes, com a instalação de 25 mesas merendeiras, espalhadas pela “avenida” principal do parque. A medida da autarquia renova-se com a chegada dos dias quentes de verão e a cerca de um mês do arranque de uma nova edição do “Verão no Parque”.

Nos meses de junho e julho, a agenda cultural e criativa de Viseu intensifica-se com o regresso deste evento multidisciplinar, que oferecerá uma vasta programação para toda a família, com especial incidência às sextas-feiras, sábados e domingos. Música, teatro, dança, gastronomia, artesanato, saúde e bem-estar são as principais áreas e artes que dão o mote ao conjunto de atividades e iniciativas. Não faltarão concertos, com especial destaque para artistas e bandas do concelho e região, mas também peças de teatro para toda a família, animação de rua, mostra de tradições, concursos musicais, entre outras experiências e atividades, sempre numa lógica intergeracional.

De regresso estará também o Mercado de Boticas, que se instalará no parque com uma oferta variada de produtos agroalimentares, de artesanato, moda e decoração. Contará com cerca de 10 boticas tradicionais, cuja ocupação será rotativa (semanalmente), permitindo dar a conhecer diferentes projetos e negócios locais e regionais, estimulando assim o pequeno comércio.

O Parque Aquilino Ribeiro assumir-se-á também como um pequeno restaurante a céu aberto, ao oferecer diversas propostas gastronómicas, nas tradicionais casinhas de madeira, que ocuparão a “avenida” central deste espaço. Estará também presente a street food, garantindo a todos os visitantes o conceito de “comida de pegar e levar”. A rotação dos operadores será, igualmente, semanal, dando espaço ao maior número de interessados.

Serão também outros eventos e projetos da agenda cultural de Viseu que terão no Parque Aquilino Ribeiro um palco privilegiado. É o caso da Festa das Freguesias, integrada nas Festas Populares de Viseu, que regressa a este espaço verde para promover aquilo que de melhor tem para oferecer cada uma das 25 Freguesias do concelho; e o Festival de Jazz de Viseu, o “Que Jazz é Este?”, de 19 a 23 de julho, um dos muitos projetos apoiados pela autarquia no âmbito do programa municipal “Eixo Cultura Viseu”.

A nova temporada de programação em Viseu que se avizinha, especialmente no Parque da Cidade, trará também o regresso do Carrossel, para delícia dos mais pequenos. O equipamento estará em funcionamento todos os dias da semana (dias úteis no período da tarde, entre as 14 e as 19 horas); sábados, domingos e feriados no período da manhã (10 e 12 horas) e da tarde (14 e 19 horas).

Toda a programação do “Verão no Parque” estará disponível em breve, para consulta, em www.visitviseu.pt.

a