Viseu Beer Fest superou expectativas

Realizou-se no dia 25 de novembro o evento solidário “Viseu Beer Fest-Festival de Cerveja Artesanal”, organizado pelos alunos do 3.º ano do curso de  Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV).

A discoteca The Day After foi o local escolhido para o evento, no qual estiveram presentes cinco produtores nacionais: Super Bock, Buja, Rapada, AZ Beer e Bila.

Diogo Fernandes, aluno do 3.º ano da ESTGV, fala de um evento construído, pensado e marcado pela solidariedade, onde todo o dinheiro angariado foi revertido para os Bombeiros Voluntários de Viseu e superou todas as expectativas. “Este evento aconteceu no âmbito de uma unidade curricular chamada organização e gestão de eventos”, explicou.  “Na nossa cadeira, todos os eventos são realizados com um fim de caridade e temos que escolher uma entidade que queremos ajudar, e como todos os anos há sempre incêndios e quem é sempre assolado por estes acontecimentos são os Bombeiros, estes foram então os escolhidos”, acrescentou o membro da organização.  “As expectativas eram de cerca de 350 a 500 pessoas e ainda nem vamos a meio do evento e já quase estamos sem as canecas, que são o bilhete de entrada, portanto estão superadas as expectativas”, sublinhou Diogo Fernandes.

O estudante do curso de Turismo salientou ainda a ideia de uma continuidade por parte dos próximos alunos da licenciatura, dada a adesão registada nesta primeira edição. Para Diogo Fernandes o evento funciona ainda como exemplo para futuras iniciativas de cariz solidário. “São eventos que têm sempre o propósito de ajudar o outro, neste caso os Bombeiros, e, devido aos incêndios que houve no país, esperamos que o sucesso de hoje sirva de exemplo para que outras pessoas se sintam tentadas a manter esta onda solidária”, declarou o membro da organização.

Viseu não podia deixar de contar com os protagonistas do evento, os próprios Bombeiros. Sílvia Ferreira, bombeira de terceira, falou da empatia que sentiu ao ver este tipo de iniciativas criadas por alunos e abraçada por várias pessoas. “Fico muito satisfeita, acho que é bastante importante e que devem continuar pois mostra o vosso interesse e a vossa solidariedade por nós”, afirmou.

Sílvia alertou ainda para a falta de sensibilização durante o resto do ano: “nós somos necessários não só no verão mas sim em 365 dias por ano”.

Texto: Gonçalo Quinteiro

Imagens: Maria Inês Gonçalves