Biblioteca Municipal de Viseu celebra o Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro celebra-se, mais uma vez, hoje, dia 23 de abril. Considerados como fontes de conhecimento, são os livros que educam e enriquecem, de forma intelectual e cultural.

Por Inês Costa e Henrique Soares

“O livro e a leitura são algo fundamental e básico na vida de qualquer sociedade em qualquer tempo. Atualmente há muito mais acesso a informação por qualquer via, no entanto a leitura continua a ser uma base fundamental da educação e da formação das pessoas, quer seja leitura digital, quer seja leitura em papel, embora pessoalmente eu continuo a achar que a leitura em papel e nos livros nunca irá desaparecer, nem poderá desaparecer”, destaca Anabela Rego, dirigente da Biblioteca Municipal de Viseu.

A Biblioteca tem ao longo de todo o ano uma grande programação cultural que passa por exposições, espetáculos de teatro e atividades de conto para crianças e adultos. As atividades desenvolvidas chamam pessoas para a Biblioteca e de certa forma, proporcionam experiências novas de leitura.

A decorrer agora, a exposição “Livre para ler, livros sem censura” comemora o Dia Mundial do Livro e o mês da liberdade. Na Biblioteca da cidade, durante todo o mês de abril, estão expostos 100 livros para que foram proibidos pela censura durante o estado novo.

Exposição “Livre para ler, livros sem censura”

Os livros são importantes para estimular a imaginação e todos podem ler e interpretar de forma livre, na verdade, “o que interessa é o que a pessoa retira do livro, quer seja exatamente o que o autor pretende transmitir ou não, desde que se leia e fique alguma coisa cá dentro, é isso que importa”, realça a dirigente da Biblioteca.

Muitos adoram livros, mas há também quem os deixe de lado. “As pessoas leem menos porque dizem que têm menos tempo. Por exemplo, os pais hoje em dia não têm tanto tempo para acompanhar os filhos na leitura logo desde infância e eles próprios na idade adulta também se queixam da falta de tempo”. Apesar disso, Anabela Rego destaca que “a leitura não vai acabar, mas talvez haja fases, é como em tudo. Temos é de continuar a trabalhar para incentivar”.

Em Viseu, nos últimos três anos, os dados são positivos pois houve um crescente interesse dos pais em trazer os filhos à biblioteca para se registarem como leitores, o que levou à crescente requisição de livros. “Os pais trazem as crianças e acabam por ser as crianças que trazem os pais”, afirma Anabela Rego.

De modo a cativar aqueles que se afastam da leitura, a dirigente da Biblioteca destaca: “Eu desafio os jovens a virem à biblioteca municipal e junto das pessoas que aqui trabalham, tentar perceber que livros lhes agradam. Temos muita escolha e talvez possam encontrar algo que gostem”.

a