Francisca Sacadura Botte expõe no Politécnico de Viseu

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) inaugura no próximo dia 14 de abril, às 14h30, uma exposição da artista Francisca Sacadura Botte, que estará patente ao público até ao dia 31 de maio.

Francisca Sacadura Botte nasceu em Viseu em 1994. Cresceu num ambiente exigente e conservador rodeada por artistas, músicos e colecionadores de arte. Começou por escrever ensaios literários e reflexões filosóficas muito cedo. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que abandona para se dedicar integralmente à Pintura.

O seu trabalho artístico destaca-se pela carga emocional de cores fortes, preponderância de vermelhos intensos e profundos azuis escuros, com linhas definidas no mundo do abstracionismo. Com acrílico sob tela, utiliza as próprias mãos e a espátula como principais instrumentos de pintura.

Assume-se como grande admiradora do movimento LES NABIS, de nomes como Paul Gauguin, pela forma como como percorreu desesperadamente lugares no Mundo onde podia ser francamente fiel a si próprio – À sua Arte, à paixão pela filosofia da vida moderna e poesia do cotidiano. Encontra na música e na literatura a sua grande influência e inspiração.

A exposição no Instituto Politécnico de Viseu, terá mostra de obras da sua mais recente coleção, mas também, de coleções anteriores.