Nico Carpentier presente no congresso da SOPCOM

Professor de Media e Estudos de Communicação, no Departamento de Media e Informática da Universidade de Upsala, na Suécia, Nico Carpentier é um dos “keynote speakers” do X congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). A cidade de Viseu foi eleita para acolher o evento, que se realiza nos dias 27, 28 e 29 de Novembro.

Nico Carpentier vai fazer uma comunicação, no Instituto Politécnico de Viseu, com o tema “Expanding communication and media studies’ interdisciplinary reach – Thinking about entanglements and knots”. Para além de professor universitário na Universidade sueca, leciona igualmente na Charles University, em Praga e na universidade Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, onde desempenha a função de professor associado. Carpentier é também membro do conselho executivo da Associação Internacional para a Investigação em Estudo dos Media e Comunicação (IAMCR) e foi vice-presidente de Comunicação da Associação de Investigação e Educação (ECREA).

Com interesses de pesquisa ligados à lógica da representação, discurso, ideologia e produção de sentido, Carpentier procura entender de que forma o ser humano pensa e compreende a realidade social, e como esse processo de construção social constitui essas realidades sociais em interação com o mundo material.

Habitualmente, o professor disponibiliza informação através do seu site, para além de traduzir os seus estudos em livros, sendo a sua última obra intitulada “Média e Participação”, livro lançado em 2017 e com tradução na língua portuguesa.

A 10ª edição do Congresso da SOPCOM visa celebrar os vinte anos da fundação da associação dos investigadores portugueses da área de Ciências da Comunicação, ocorrida em novembro de 1997. Para além de Nico Carpentier, destaca-se a presença de Sonia Livingston e diversos investigadores da área da comunicação, divididos em 17 grupos de trabalho e múltiplas sessões temáticas, a decorrer nas instalações do Instituto Politécnico de Viseu.

Texto: João Miguel Carvalho

Edição: Rute Monteiro e Luís Moita