Valorização do território face aos desafios globais dá o mote para encontro no IPV

No próximo dia 6 de março terá lugar a segunda edição do UP Território – Compromissos pela sustentabilidade, organizado pelo Instituto Politécnico de Viseu, a ADIV – Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu, CIM Viseu Dão Lafões, CIM Douro e INOVC+. A iniciativa decorre no Politécnico de Viseu, a partir das 16h00.

Esta edição integra um ciclo de encontros temáticos que visam discutir e pensar sobre a valorização do território e a forma como este está ou deverá estar preparado para dar resposta aos desafios globais contando com a intervenção de investigadores, especialistas e os vários agentes locais e regionais.

Neste encontro pretende-se criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a sustentabilidade ambiental e a competitividade territorial.

A sessão de abertura estará a cargo do Presidente do IPV, José dos Santos Costa, e da Presidente da ADIV, Luísa Augusto. A primeira sessão, com o tema “Do local ao global: os desafios da sustentabilidade2, contará com a presença de António Manuel Figueiredo, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Diretor de Estratégia e Inovação da Quaternaire Portugal. Segue-se o painel sobre “Competitividade territorial: a dimensão ambiental”, onde participam Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões; João Gonçalves, Chefe de Divisão da Unidade Flexível de Desenvolvimento Territorial CIM Douro; Elísio Oliveira, Presidente do STAR INSTITUTE; e Bernardo Campos, Secretário Técnico PO Centro 2020 | CCDRC, com moderação de Ricardo Almeida, Coordenador do Projeto INOVC+ no IPV.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser efetuadas através do link.

a