Kickboxing: “A adrenalina mexe com as pessoas” e leva a modalidade aos Jogos Olímpicos

O kickboxing é uma modalidade de combate que tem vindo a ganhar tanto atletas como adeptos ao longo do tempo. A modalidade encontra-se selecionada para os Jogos Olímpicos e é possível que passe a ser uma modalidade olímpica em 2028. André Santos e Tiago Santos, atletas do Sporting desde 2016, ambicionam combater pela seleção nacional nos Jogos Olímpicos e Paulo Santos, treinador do clube leonino, almeja o mesmo para os seus atletas.

Por Diana Duarte

De acordo com André Santos, atleta do Sporting de 25 anos, existem variadas federações que gerem diversos combates, mas “a federação número um que gere todas estas competições é a WAKO, é a federação que está acima de tudo e é a que é reconhecida pelo Comité Olímpico.” “É como se fosse a FIFA do kickboxing”, acrescenta Paulo Santos, treinador de 52 anos do Sporting e dono de um ginásio localizado em Anadia, o Curigym. O mesmo é diretor da unidade de kickboxing do Sporting e gestor da modalidade no clube desde outubro de 2021. 

Paulo Santos a posar no seu ginásio, o Curigym

“Se ganhas uma competição e tornas-te campeão do mundo por uma federação mais abaixo não é realmente tão importante como se fosse pela WAKO. Se o kickboxing se tornar um jogo olímpico é pela WAKO.” – André Santos

Segundo Tiago Santos, atleta do Sporting de 22 anos, “fala-se que em 2028 o Kickboxing se pode tornar uma modalidade olímpica.” Para isso acontecer é preciso que uma modalidade de combate olímpica o pare de ser, uma vez que, o Comité Olímpico apresenta vagas para os desportos de combate previamente. O principal objetivo dos dois atletas é combater nos Jogos Olímpicos e a missão do treinador é levá-los até lá.

Para além disso, Paulo Santos afirma que uma das suas metas é ganhar a medalha de ouro de Campeão do Mundo pela Wako em campeonato sénior para Portugal e o título mediterrâneo.

Toda uma vida dedicada ao Kickboxing

Tiago Santos começou a praticar kickboxing com apenas 3 anos e a sua paixão surgiu por influência do pai, Paulo Santos: “Ele incutiu-me isso desde sempre”. “Tenho 22 anos, isto está a começar agora” afirma o atleta demonstrando que não quer parar por aqui.

“Desde sempre que me lembro de praticar kickboxing” – Tiago Santos

O atleta do Sporting diz não ter a mentalidade de “eu quero chegar ali” e afirma que o que surgir de oportunidades vai aproveitar.

“Combate a combate, passo a passo, treino a treino e vamos vendo como as coisas correm.” – Tiago Santos

Atualmente, dá treinos de kickboxing e é personal trainer. A nível pessoal tem treinos bidiários: “faço de manhã físico e de tarde faço o chamado técnico, que é parte de kick”.

Tiago Santos a treinar

André Santos também começou a treinar aos 3 anos. Descobriu, como o irmão, a paixão pelo kickboxing pelo pai, Paulo Santos: “O kickboxing surgiu na minha vida, do tipo “ou é ou é”. É a primeira opção, segunda opção, terceira opção”. O atleta foi viver para a Holanda em abril de 2022: “Vim para a Holanda para procurar sair da minha zona de conforto e por sentir que estava a entrar numa fase de sufoco”. Os Países Baixos foi sempre um país de referência para o André Santos a nível do kickboxing.

O mesmo revela que em pequeno não ambicionava algo para o futuro: “Adorava treinar. Sabia que o meu foco passava pelo desporto, mas não sabia o que”. Ao longo do tempo acabou por perceber que o kickboxing começou a tomar outras proporções na sua vida e é hoje detentor de variados títulos.

O prémio que atribui mais importância foi a medalha de ouro pela seleção nacional, que ganhou muito recentemente, “porque era um título que já não vinha há 14 anos para Portugal”. É ainda o atual detentor do título da europa e mundial de profissionais.

André Santos depois de conquistar um título

Verde e branco no coração

Ambos os atletas entraram no Sporting em 2016 e descrevem o clube como se fosse uma casa.

“[A experiência] foi incrível. Quando me deram a oportunidade de ir para o Sporting nem olhei para trás.” – Tiago Santos

“[A experiência] tem sido boa porque é um clube que me apoia, é um clube que tem muito a mentalidade de que o foco não é só o futebol.” – André Santos

“Claro que o futebol é o desporto mãe no clube porque é o que traz dinheiro ao clube, mas sempre me senti muito apoiado e sem dúvida que tendo em conta a realidade do país é uma mais-valia porque sentimos um apoio diferente: apoio financeiro, de visibilidade, de terapeutas, nutricionistas…” – André Santos

Aquando da entrada no Sporting, Tiago Santos e André Santos já tinham conquistado títulos nacionais e regionais amadores. O que ambos acreditam ter sido uma condicionante para serem atletas do Sporting. Já ao serviço do Sporting, conquistaram títulos mais importantes.

A visibilidade do Kickboxing nos media

De acordo com Tiago Santos, “[os meios de comunicação social] não dão a devida atenção [ao kickboxing], mas estão cada vez mais a dar destaque [à modalidade]”. O atleta dá o exemplo da Sporting TV para refutar o seu ponto. André Santos concorda com o irmão quando diz “pelo que merecemos, pelo que alcançamos, [os meios de comunicação social] não [dão a devida atenção]”.

“Acho que é muito por falta de informação. Não chega se calhar lá ou se calhar pensam que não vai ter o mediatismo. Se colocarem alguma coisa do kick não vão vender tanto. Acho que é muito por aí.” – André Santos

André Santos acrescenta ainda que vê “coisas na comunicação social que não fazem sentido” e que “as pessoas que estão dentro da comunicação social deveriam se informar mais”. Segundo o atleta, isso acaba por estragar um pouco o desporto.

Não obstante, os atletas acreditam que essa realidade tem vindo cada vez mais a mudar. Têm vindo a receber cada vez mais apoio e interesse pela parte do público.

a