Académico deu luta, mas é o Porto quem segue na Taça

Foi a festa da Taça em Viseu. Milhares de adeptos academistas na bancada a festejarem aquilo que é direito seu. Jogar um jogo grande, em sua casa. No relvado duas excelentes equipas, onde a vitória sorriu para o FC Porto, por 1-0, num encontro onde viriatos bateram-se bem no primeiro tempo, mas um golo madrugador na segunda parte acabou por dar a vitória aos dragões.

Por Bianca Leão

No frio de Viseu foram os guardiões quem mais congelaram

Várias alterações técnicas no Porto e o Académico apenas não contava com Nduwarugira, por lesão. Muito equilíbrio nos minutos iniciais. Ambas as equipas procuravam construir jogo e as duas formações, apesar de sem perigo, conseguiam chegar até ao meio-campo oposto.

Aos 15’ o jogo estava completamente a ser dominado na posse pelo Académico e o FC Porto não conseguia demonstrar o seu favoritismo, com Ott e Quizera a serem destaques no emblema viseense. O primeiro remate com à baliza no encontro saiu apenas à meia hora de jogo, por Danny Namaso, do Porto.

Os azuis e brancos pareciam querer tomar as rédeas do encontro a partir desse instante e conseguiram mais ataques junto à grande área beirã. Quase a terminar o primeiro tempo, aos 42’, uma grande oportunidade de perigo foi criada para o Académico, após Toro não conseguir a emenda depois de um remate cruzado de André Clóvis, na sequência de um livre lateralizado.

Pouco depois terminariam estes primeiros 45 minutos em que o Académico se mostrou a um bom nível. O equilíbrio foi a nota dominante e foram escassas as ofensivas perigosas de parte a parte. O zero a zero era o resultado que se registava no marcador quando o árbitro mandou todos os intervenientes para o balneário.

Reentrada com o golo matou as aspirações viseenses

O tempo complementar começou praticamente com o golo portista. Aos 50’, após um passe cirúrgico de Uribe à entrada da área, André Franco subiu mais alto que todos e fuzilou Grill de cabeça.

Este tento motivou os dragões que começaram a imprimir mais velocidade no seu jogo. Em sentido contrário, os viseenses sofreram bastante com golo azul e branco e a qualidade do seu jogo, demonstrada na primeira parte, decaiu substancialmente. Jorge Costa tentou introduzir mais ritmo nos flancos colocando Yuri em jogo aos 65’, mas diga-se de passagem, sem grande efeito.

À entrada dos últimos 20 minutos de jogo, os portistas conseguiam jogar no meio-campo viseense sem grande oposição da formação beirã, fruto do notório desgaste físico da equipa vestida de negro.

Até final, e a espaços, o Académico ainda tentou chegar algumas vezes à frente, pressionando os dragões. Apesar de conseguir ganhar algum controlo territorial em algumas ocasiões, Claúdio Ramos nunca foi verdadeiramente incomodado, e dessa forma o FC Porto saiu de Viseu com o passaporte para a próxima fase da Taça de Portugal.  

Agora o Académico vai focar-se no campeonato, onde vai defrontar o Farense no próximo domingo (12), no Fontelo, em duelo de candidatos à subida.

Já o Porto sabe que vai encontrar o Famalicão nas meias da Prova Rainha. O próximo encontro dos azuis e brancos vai ser para a Liga Bwin, naquele que vai ser um clássico. Jogo no José de Alvalade, também no domingo.

a