Allen avança para a 2.ª ronda do Northen Ireland Open

O torneiro de snooker “Northen Ireland Open” começou a ser transmitido na Eurosport no passado fim-de-semana. Dois rivais, Mark Allen e Sanderson Lam, entram no espaço para determinar quem vence à melhor de 7 frames, sendo possível, no total de cada frame, cada um formar 147 pontos. Allen, em 7º. lugar no ranking mundial desta modalidade, inicia o torneio e, num jogo defensivo, com muitos erros entre ambos, ganha o primeiro ponto neste frame, em 28 minutos.

No segundo frame, que durou 17 minutos, devido a um erro defensivo de Lam, Allen aproveita marcando 48 pontos seguidos. Contudo, a falha de uma bola preta levou a que o seu oponente aproveitasse a oportunidade e marcasse um ponto, empatando, assim, com um ponto para cada um dos jogadores.

A continuação de um pobre jogo com sucessivos erros de ambos por desconcentração, levou à vitória de Allen num frame, ainda que tenha iniciado com um erro, passando a vez de jogo a Lam. Mas, este não acertou bolas vermelhas quando necessário, cometendo várias vezes esta falha. Um erro crucial de embolsar uma bola preta ao invés de vermelha dá mais um ponto a Allen. Porém, no frame seguinte, o adversário melhorou a qualidade de jogo e empata, ficando 2-2. No quinto frame ressalta-se um erro do árbitro que posiciona mal a bola branca após repetição de jogada. Uma falta cometida por Lam gera mais um êxito de Allen, que fica com três pontos. O jogo avança para o 6º. frame, onde Lam recebe 4 pontos por Allen embolsar bola branca, seguida de várias faltas inversas, dando 18 pontos a Allen. Este regressa à mesa e vence o jogo com segurança. O resultado ficou, então, 4-2.

Caracteriza-se como um jogo mediano, com melhorias nas partes finais, especialmente de Allen, que vence diante de pessoas do seu país. O norte-irlandês avança, assim, para a 2ª. ronda, com os 32 melhores jogadores em competição.

Prova de que é necessária bastante precisão e astúcia, este jogo é um dos muitos exemplos que ilustram este desporto.

 

Texto: Susana Sousa

Imagem: worldsnooker.com

a