Campeões a dobrar: 2ª divisão distrital e novos balneários

A inauguração dos novos balneários do Clube de Futebol “Os Vilanovenses” teve lugar em junho de 2022. No mesmo dia em que se realizou a cerimónia de entrega das faixas de campeões distritais da 2ª divisão da Associação de Futebol da Guarda.

Por Beatriz Saraiva

O estádio Dona Aurélia de Moura, casa do “Vilanovenses”, ganhou novos balneários três meses depois de ter ganho a 2.ª divisão da AF Guarda e ter conseguido o acesso para a 1.ª divisão distrital. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, vereadores do executivo municipal e do antigo Presidente do clube, António Viana Dias.


 A cerimónia de requalificação dos balneários deu-se no dia 12 de junho 2022

O atual presidente do clube, Carlos Dias, aponta que a modernização dos balneários era fulcral para o bem-estar e comodidade dos jogadores, referindo que as antigas instalações se encontravam “extremamente degradadas”. Contudo, admite que continua a faltar a segunda parte do projeto.


Carlos Dias vê a modernização dos balneários como algo fulcral para o bem-estar da equipa

Carlos Dias refere que a requalificação dos balneários seria algo que implementaria no seu mandato caso ainda não tivesse sido realizado, declara ter também alguns projetos em mente, tais como “um ginásio equipado, gabinetes de trabalho para as equipas técnicas, um departamento para a formação, um local com condições de trabalho para a comunicação social, uma sala de reunião para a Direção, renovação do bar, entre muitas outras coisas”. No entanto demonstra-se descontente com os apoios fornecidos pela Câmara Municipal de Gouveia, alegando que não está a tomar medidas suficientes, sendo que diversos atletas do concelho usufruem do estádio.

Tudo isto necessita de investimentos e os apoios são muito poucos, o município devia ajudar muito mais – Carlos Dias

A visão de Rodrigo Fonseca, treinador da equipa sénior do clube, é que a renovação dos balneários não era o fator mais importante, ainda assim admite que é uma mais-valia para o Vilanovenses. O treinador enfatiza o crescimento da equipa em termos de competitividade, destacando o apoio fornecido pela direção, “é de louvar o esforço e investimento que foi feito em prol de atingir as melhores condições possíveis”.

Rodrigo Fonseca aponta alguns aspetos que necessitam ser melhorados

A renovação dos balneários não era o ponto mais importante, mas sem dúvida que os atletas se sentem mais motivados se tiverem condições para desenvolverem o seu trabalho– Rodrigo Fonseca

Para o treinador, algo que deveria ser aplicado num futuro próximo seria a melhoria das condições de iluminação do estádio, que causa alguns constrangimentos no decorrer dos treinos e jogos amigáveis ou oficiais, durante a noite.

Miguel Gomes, jogador do Vilanovenses há seis épocas, acredita que a renovação dos balneários não era primordial, “mesmo que neste momento as instalações fossem as antigas, continuaria feliz no clube”, no entanto admite que as instalações precisavam de uma remodelação, admitindo que após a reforma se sente mais confortável.

Miguel Gomes afirma que, apesar da requalificação, o estádio D. Aurélia Moura é onde se sente feliz

O balneário já precisava de uma remodelação, pelos jogadores e para condizer com a grandeza do clube. Tornaram-se mais confortáveis, arrojados e muito mais organizados!– Miguel Gomes

O defesa salienta que para além dos balneários ainda existem espaços no estádio Aurélia Moura que necessitam de reestruturações, como é o caso do bar, onde gostam de conviver com os adeptos após cada jogo. Miguel Gomes refere que “é um lugar pouco acolhedor, então no inverno, pior!”.

A obra de requalificação dos balneários contou com um investimento de 78.500 euros, em parte financiado pelo Município de Gouveia, no qual a freguesia de Vila Nova de Tazem está inserida. Receberam ainda um apoio de 25.000 euros do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do Programa PRID.

a