Seniores perdem aulas de hidroginástica após a pandemia

Compreendendo a importância da atividade física na vida dos viseenses, a Câmara Municipal de Viseu implementou o Viseu Ativo, que inclui o programa Atividade Sénior. Os impactos da pandemia fizeram-se sentir nesta 15ª edição e os seniores perderam as aulas de hidroginástica.

Por Mafalda Madeira

Segundo a Organização Mundial de Saúde, “o envelhecimento saudável é o reflexo dos hábitos de vida” e cabe à sociedade manter a “funcionalidade das pessoas idosas”. Neste sentido, surge em Viseu o Programa Atividade Sénior, com o intuito de dinamizar a população e prevenir o sedentarismo, tornando cada cidadão “mais ativo, mais saudável e mais feliz”.

O programa já conta com 15 edições e, ao longo dos anos, tem sido adaptado, melhorado e adequado às necessidades dos viseenses. De acordo com a Câmara Municipal de Viseu, este projeto assume-se “como um programa comunitário, construído sob uma intervenção biopsicossocial, com uma acrescida responsabilidade social e de promoção do envelhecimento saudável”.

“A atividade física é o elixir da juventude e um instrumento para a promoção da saúde, do bem-estar e da felicidade individual e comunitária.” – Ermelinda Afonso, responsável pela atividade sénior em Viseu

“É um programa de exercício físico, mas todo ele é desenhado no sentido de ter impactos significativos naquilo que é a dimensão biológica, psicológica, social, individual ou comunitária dos nossos alunos.”Ermelinda Afonso

Com a chegada da pandemia foram várias as instituições e projetos que tiveram de se sujeitar às novas medidas de segurança e a Atividade Sénior não foi exceção. Na 15º edição foi necessária alguma cautela, tendo o projeto sido pensado com “grandes restrições associadas ao combate à pandemia”.

Ermelinda Afonso, responsável pela atividade sénior em Viseu, refere que o início desta edição foi difícil. “As restrições na altura eram muito fortes, havia uma lotação máxima de participantes e era também necessário manter o distanciamento físico entre eles”, o que dificultava o funcionamento de algumas aulas.

Face a esta situação, as Piscinas Municipais foram obrigadas a implementar um programa de contingência que não ia ao encontro do número de participantes, sendo que, por semana, as aulas de hidroginástica contavam com cerca de “1500 a 1800 pessoas”. Ermelinda refere que suspender esta atividade “foi uma decisão difícil, mas obviamente teve de ser tomada a seu tempo e no seu contexto”.

Porém, mesmo após a perda das aulas de hidroginástica, os seniores deram continuidade ao exercício físico, noutras atividades do programa Atividade Sénior. A edição 2021/2022 encerrou no dia 9 de dezembro e ainda não existe data prevista para o início da 16ª edição programa. Contudo, a responsável refere que, olhando para o futuro, “a hidroginástica na Atividade Sénior irá voltar”.

a