IR e VIR: uma aposta no concelho de Castro Daire

O serviço público de transporte flexível “IR E VIR”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, visa promover a mobilidade dos cidadãos que não são servidos pela rede regular do serviço público de transporte de passageiros, através do qual podem usufruir de uma viagem de táxi, ao preço de um bilhete de autocarro. O serviço tem vindo a crescer no concelho de Castro Daire, desde que foi implementado.

Por David Almeida

A primeira fase do projeto, foi iniciada há cerca de 1 ano. O chefe de equipa da Unidade de Mobilidade e Transportes da CIM Dão Lafões, José Carlos Almeida, afirma que o piloto serviu para perceberem “como é que as pessoas se movimentam no território, quais os locais que mais procura tinham, qual o perfil do passageiro deste serviço, que horários e frequência deveria ter a operação. Em suma, permitiu estruturar melhor a operação” que agora está em funcionamento.

Castro Daire foi um dos concelhos abrangidos pela 2ª fase do projeto, que se iniciou no dia 18 de julho de 2022, tendo sido a recetividade da população “muito positiva”, pois “os números falam por si”. No total, foram transportados 870 passageiros, entre o dia 18 de julho e 31 de outubro. Este novo serviço representa “o direito à mobilidade a pessoas que até aqui não tinham outra solução se não contratar um táxi, bem como o estímulo da economia local, pois a mobilidade das pessoas permite-lhes deslocarem-se mais vezes às suas sedes de concelho, sendo que a operação é toda assegurada por taxistas do território”, afirma José Carlos Almeida.

Bruna Sousa, uma utilizadora diária do serviço “IR E VIR” em Castro Daire afirma que devido à sua situação motora, este serviço foi uma mais-valia que a ajudou a “sair da aldeia para a vila sempre que necessitar”.

“Eu moro num sítio que para apanhar o autocarro tinha de andar 1 km e como eu estou numa cadeira de rodas, não consigo andar 1 km para ir apanhar o autocarro”, confidencia Bruna Sousa.

Questionada sobre por que razão é que utiliza este serviço, afirma que se encontra a frequentar uma ação de formação e que” não tinha como vir para o local de formação, se não tivesse o Ir e Vir”.

Todos os habitantes da região Viseu Dão Lafões, que não sejam servidos pela rede regular de serviço público de transporte de passageiros, podem solicitar este serviço através de uma chamada, gratuita, para o número 800 10 20 30, todos os dias úteis, até às 12:00 do dia útil anterior ao dia da viagem pretendida, tendo ao seu dispor 3 modalidades, sendo elas de ligações municipais, ligações intermunicipais e ligações ao comboio.

a