Bagos D’ouro faz sonhar crianças e jovens da região

Foi na região duriense, conhecida e repleta pelos ricos bagos que compõe a fruta mais típica da região, que nasceu, há mais de uma década um “bago de ouro”, uma associação que sonhou, e faz sonhar as crianças e jovens desta região. A associação Bagos D’ouro tem como objetivo primordial concretizar o projeto de vida dos jovens da região do Douro, que passa sobretudo pelo apoio socioeconómico daqueles que ingressam no Ensino Superior, fazendo com que o lado financeiro não seja uma barreira.

Por Pedro Esteves

Nesta organização existem diversos projetos e iniciativas, de modo a tornar estes sonhos reais. A instituição que, inicialmente, se inseria em apenas dois concelhos, Tabuaço e Alijó, conta agora com o seu “território” já expandido a mais quatro concelhos durienses; Armamar, Murça, Sabrosa e São João da Pesqueira. A mais recente atividade, realizada em Alijó, chamou a atenção de muitos populares, tendo estado inserida no projeto intitulado de “Faz Parte”, que nasceu de uma candidatura a um fundo, realizada pela associação, sendo posteriormente atribuído. Este projeto, começado em março, contém a duração de um ano, tendo como objetivo específico trazer os diferentes tipos de arte para a comunidade local e associativa.

“Faz Parte” trouxe já, por estes 6 concelhos, a realização e produção de um livro de retratos, a criação de selos que viajam pelo país, chegando agora ao seu ponto máximo, a realização de dois murais, em Tabuaço e em Alijó.

Catarina Ramos Pinto, psicóloga e gestora do projeto no concelho alijoense, admite que a criação destes murais era “um sonho antigo”, contando com a ajuda do município, do Agrupamento de Escolas e do célebre artista Thiago Gomes foi possível realizar o mural na Escola D.Sancho II, em Alijó.

Este processo foi o culminar de um grande objetivo, sendo possível chegar a mais de 400 alunos, do 5º ao 12º ano. Foi através de um inquérito realizado turma a turma, que o artista, mais conhecido por GodMess, compilou em um projeto final as ideias de cada um. Projeto este que, posteriormente, para além da possibilidade de aprendizagem sobre este tipo de arte, deu azo ao contacto por parte de todos os alunos, docentes e munícipes de Alijó.

O “Faz parte” realmente conseguiu que todos fizessem parte, tal como Catarina Pinto destaca, os filhos influenciaram os pais em casa a virem pintar, e até mesmo participar na inauguração deste que é o maior mural realizado pela Bagos D’ouro.

Mural foi pintado por voluntários em Alijó

Finalmente concluído este “sonho antigo” aparecem agora ainda mais sonhos, a associação garante que o objetivo é de continuar a crescer gradualmente, sendo a sua prioridade chegar a todos os 14 concelhos da região do Douro, salientando ainda que não será impensável posteriormente alargar-se a outras regiões.

Sonhos estes que só podem ser realizados com o apoio da comunidade, pois sendo uma associação sem fins lucrativos, o dinheiro sobretudo proveniente de donativos é o alicerce de cada projeto. Desta forma, Catarina Pinto admite ainda que a pandemia afetou bastante a instituição, porém desta forma a associação conseguiu-se adaptar a diferentes realidades demonstrando mais credibilidade aos seus parceiros e equipa de voluntários que, espalhados por todo o país, aumentaram de forma significativa desde o início do confinamento.