Freguesias de Côta, Silgueiros e Abraveses vencem concurso “Rota dos Presépios de Viseu”

Iniciativa do programa VISEU NATAL contou com a participação de todas as Freguesias do concelho. No total, foram 25 os candidatos

As Freguesias de Côta, Silgueiros e Abraveses foram as grandes vencedoras da edição de 2022 do concurso “Rota dos Presépios de Viseu”, conquistando o 1º, 2º e 3º prémio respetivamente. A iniciativa, que integrou a programação do VISEU NATAL, atribuiu ainda o prémio de Menção Honrosa às Freguesias de Calde e Viseu.

A cerimónia de anúncio dos vencedores decorreu na tarde do dia 27 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e da vereadora da Cultura, Leonor Barata.

Aos vencedores foram atribuídos prémios no valor de 1250 euros (1º lugar), 1000 euros (2º lugar) e 700 euros (3º lugar).

O desafio, lançado pelo Município de Viseu em parceria com as Juntas de Freguesia, teve como objetivos a promoção e revitalização da tradição cultural da construção de um Presépio, em cada uma das Freguesias, e visou promover práticas criativas e culturais coletivas na comunidade local, contribuindo para a valorização de talentos artísticos e para o fomento das diferentes identidades locais.

Este ano, o júri do concurso foi composto pela artista Ana Seia de Matos, pela Coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, e pelo fotógrafo profissional José Alfredo.

A criatividade na conceção e nos materiais utilizados, a inclusão de marcas identificativas da Freguesia e a inovação introduzida nos materiais utilizados para a produção dos Presépios foram alguns dos critérios levados em conta pelo júri.

a