Less Static Museums venceu concurso de cocriação de inovação

A proposta desenvolvida pelos estudantes Carolina Mil-Homens, Inês Rodrigues, João Santos, Lara Marinho e Luísa Fernandes, ao desafio Less Static Museums, foi a primeira classificada no concurso de cocriação de inovação com recurso à metodologia Demola.

A proposta foi apresentada pelo docente-facilitador Pedro Baila Antunes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), em parceria com a ATMU – Associação de Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, no âmbito do Projeto Link Me Up – 1000 ideias (5.ª edição), e decorreu no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu no dia 13 de janeiro de 2023.

As equipas classificadas em 2.º e 3.º lugares apresentaram os desafios “Apply technology to integrate and give a better future to displaced people” e “Why sport clubs are bursting into tears?”

Na sessão final, estudantes das 8 equipas concorrentes apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 8 a 10 semanas em torno de desafios e mudanças societais nas mais diversas áreas.

A equipa de estudantes vencedora das duas edições do Projeto que ocorrem em 2023 (5.ª e 6.ª edições) participará em concurso nacional de ideias, que habilita a prémios de 5000€, 3000€ e 1500€, e num evento internacional para enriquecimento do conhecimento em cocriação.

Nesta edição, o IPV contou com 8 organizações/empresas parceiras, que acolheram os estudantes e permitiram a reflexão em torno dos desafios apresentados: Centro de Portugal Film Commission, ATMU – Associação de Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, Aproximar – Cooperativa de Solidariedade Social, Acredita IPSS, Académico de Viseu Andebol, Centro Hospitalar Tondela Viseu, Câmara Municipal de São Pedro do Sul e MEDIACENTER – Soluções Digitais e Multimédia, Lda.

Participaram os docentes-facilitadores: Carlos Vasconcelos, José Sargento e Lia Araújo (ESEV), Ana Sofia Duque, Daniel Gaspar e Pedro Baila Antunes (ESTGV) e Emília Coutinho e Susana Baptista (ESSV). Neste grupo, incluem-se ainda as professoras Adelaide Campos e Margarida Seixas, da Escola Secundária Dra. Felismina Alcântara, em Mangualde, e da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, respetivamente.

Cerca de 50 estudantes do Curso de Inovação Pedagógica Demola – IPV estiveram envolvidos nesta 5.ª edição do projeto. A 6.ª e última edição inicia brevemente com a formação dos docentes-facilitadores, e posterior envolvimento dos estudantes no 2.º semestre de 2022/23.

No Politécnico de Viseu, a coordenação do Projeto Link Me Up – 1000 ideias é efetuada pela docente Rosina Fernandes, coadjuvada pela docente Susana Amante, que coordena, em estreita articulação, o Projeto “Aprendizagem com base em processos de cocriação”.