Vitória em jogo histórico carimba “quartos” para o Académico

Noite fria no Fontelo. Estádio bem composto com 2583 espetadores. Partida mal disputada apesar de algumas boas oportunidades de golo para ambas as equipas. Foram estes os ingredientes da passagem do Académico para as quartas-de-final da Taça de Portugal, após vencer o Beira-Mar por 2-0, naquele que foi o 18º jogo consecutivo sem perder para os viriatos.

Por Bianca Leão

Na inconsequência, Yuri encontrou o golo

A partida começou a um bom ritmo com a formação que viajou de Aveiro a mostrar vontade de disputar o jogo. O Académico dominava a posse de bola, muito por cedência da mesma por parte dos aurinegros. Com o passar dos minutos os viseenses apostavam nos ataques pela ala direita e daí surgiu a primeira grande oportunidade. Silva encontrou Ramirez solto na pequena área que rematou ao poste direito de Frade, com Clóvis a não conseguir sucesso no ressalto.

O Beira-Mar após uns intensos primeiros minutos desapareceu no jogo e nunca incomodou Grill neste primeiro tempo. Apesar de muito controlo, o Académico mostrava-se inconsequente no último terço ofensivo. O jogo estava morno, mas os viseenses sempre que aceleravam o jogo deixavam a turma de Aveiro nas cordas.

Sem muita criatividade para tal, o golo academista lá apareceu, apenas justificado pela posse  e controlo do jogo que os viriatos continham. Ramirez rematou torto, a bola esbarrou no defesa aveirense, com Yuri a  não desperdiçar o ressalto e a inaugurar o marcador aos 43’. Pouco depois o árbitro usou do apito, para as equipas recolherem aos balneários, com esta vantagem academista.  

Tudo acabou resolvido no último suspiro

A segunda parte começou de novo com o Académico por cima. Conforme o tempo foi passando, o Beira-Mar conseguiu acercar-se da área viseense. Na passagem dos 60’ a primeira grande oportunidade dos aveirenses no encontro foi concebida. Através de um canto, Diego Tavares cabeceou para uma grande defesa de Grill.

Os viseenses mostravam muita cerimónia no ataque, apesar de terem durante todo o encontro mandado três bolas aos ferros da baliza adversária. O Beira-Mar corria atrás do prejuízo e a espaços criava uma ou outra jogada de perigo, sempre paradas pelos defesas academistas.

Nos últimos dez minutos de partida o Académico aproveitou a fadiga aurinegra para controlar a vantagem no marcador, quando no último minuto foi marcada uma grande penalidade para os da casa. Quizera foi chamado a marcar e não desperdiçou o golo que deu aquele que seria o resultado final, o 2-0 para o Académico.

Uma história bonita está a ser escrita em Viseu, com o clube da cidade a estar ainda presente em todas as competições em Portugal. Domingo o Académico regressa à ação, na visita ao Feirense, em jogo a contar para a Liga Portugal Sabseg.

Para o Beira-Mar, o sonho da Taça acabou e resta o foco no campeonato. Também domingo, os aveirenses voltam a competir para o Campeonato de Portugal – Série B, no Municipal de Aveiro, na receção à Camacha.

a