Liga Portugal Sabseg: “Réveillon” no Douro com direito ao terceiro lugar

No dia de passagem do ano, o Académico deslocou-se até Penafiel para derrotar a equipa da casa por 1-2. Com esta vitória, os viseenses somam a quarta temporada consecutiva a pontuar no 25 de Abril. Apesar do triunfo, a equipa penafidelense foi mais perigosa durante todo o encontro e apenas uma exibição exímia de Grill segurou a vitória.

Por Bianca Leão

Aquela entrada de rompante mudou o jogo

A partida iniciou-se com os forasteiros a mostrar grande confiança e a conseguir duas boas oportunidades de golo. Se na primeira ocasião, o remate de Messeguem rasou o poste, na segunda, Quizera inaugurou o marcador. Jogada construída por Milioransa e Ott na ala esquerda, com o francês a assistir Quizera para o golo, aos 5’.

Com este tento, os homens do Penafiel pegaram no jogo. No começo sem acerto, mas com o passar dos minutos algumas jogadas de perigo foram criadas pelos durienses. Feliz Vaz e Roberto eram os jogadores mais perigosos da turma nortenha. Clóvis teve oportunidade para o 0-2 aos 25’, mas Leandro tirou encima da linha de golo.

Desde esse minuto o Penafiel intensificou a ofensiva, mas grandes exibições de Grill e André Almeida impediram os golos dos da casa, por Adriano Castanheira e Simãozinho. Deste modo a primeira parte terminou, com o Penafiel a poder queixar-se da grande exibição da defensiva viseense – e falta de alguma sorte – para não ter igualado a partida.

A chamada “vitória de campeão”

O segundo tempo recomeçou com o Penafiel de novo por cima, mas um compacto meio-campo defensivo academista impedia ataques perigosos. Com o jogo morno, depois de ter ficado interrompido alguns minutos após o árbitro ter levado uma bolada, o Académico ampliou a vantagem. O Penafiel perdeu a bola para Quizera, que assistiu Clóvis para o 0-2, aos 65’. O melhor artilheiro da competição estava claramente em fora de jogo, mas o assistente não assinalou a irregularidade e o golo foi validado.

A equipa rubro-negra voltou à carga, com Filó a mexer na equipa, e aos 79’ reduziu o marcador. Lance simples, com Mica Silva a cruzar para Roberto que cabeceou isolado para o 1-2. Nos últimos minutos do encontro os caseiros tomaram de assalto a baliza de Grill, sem sucesso, mesmo após terem enviado uma bola ao ferro por João Miguel aos 90+7’.  Desta forma chegou ao fim um belo jogo de futebol, onde o Académico conseguiu aquilo a que se chama “vitória de campeão”.

Com este triunfo os viriatos sobem ao 3º lugar da 2º Liga com 23 pontos somados – em igualdade pontual com o Estrela – e ficam a cinco do Farense, que atualmente ocupa um lugar de subida direta. Dia 7 de janeiro os academistas regressam ao Fontelo, para a receção ao FC Porto B.

Por seu lado, os penafidelenses permanecem no 11ª posto com 18 pontos. Na próxima jornada voltam a jogar contra uma equipa beirã, o Tondela, no João Cardoso.

Destaques Positivos

André Almeida (Académico) – Exibição magistral do defesa academista. Mostrou êxito a espantar o perigo do Penafiel e somou também algumas aparições interessantes no ataque da equipa.

Grill (Académico) – De facto no top-3 de melhores guarda-redes da competição, entre os postes. Mais um jogo seguríssimo do esloveno, sendo a chave da vitória.

Quizera (Académico) – Voltou à titularidade e não desiludiu. Presente nos dois golos da sua equipa, o avançado voltou a demonstrar a Jorge Costa que pode contar com ele.  

Equipa (Penafiel) – Palavra de conforto para os rubro-negros. Apanhados a perder muito cedo no encontro, demonstraram enorme dinâmica e resiliência, não obtendo outro resultado por pura infelicidade.

Destaque Negativo

Equipa de Arbitragem – Podem ter só cometido um erro, mas foi um deslize que teve impacto direto no resultado. Clóvis está claramente adiantando no lance do segundo golo academista e desse modo a turma comandada pelo Árbitro Hugo Silva, de Santarém, sai de Penafiel com nota negativa.

a