Tondela empata na Feira e aumenta o jejum de vitórias

Com a intenção de voltar aos triunfos, o Tondela deslocou-se esta noite (23) até Santa Maria da Feira para defrontar o Feirense. As duas equipas, que apenas estavam separadas por um ponto na classificação, disputaram um jogo pautado pela coesão defensiva que, na maior parte do tempo, passou longe das balizas. O resultado final ficou no 1-1, onde nenhum dos emblemas praticou o seu melhor futebol.

Por Bianca Leão

A segurança não cria golos

A formação que viajou do distrito de Viseu entrou afirmativa no jogo, ao contrário do que tinha acontecido na sua última partida, no Fontelo. Os auriverdes tinham bastante posse, mas as suas ofensivas acabavam sempre desmanteladas pelo Feirense. Os fogaceiros mostravam-se bastante compactos defensivamente e a espaços saíam para o ataque, mas também sem acerto na construção no terço atacante.

O primeiro lance de real frisson desta primeira parte foi o cabeceamento à barra efetuado aos 32’ por Tiago Almeida. O lateral correspondeu a um bom nível ao cruzamento de khacef, mas não conseguiu desmantelar o zero a zero. O intervalo chegou rapidamente nuns primeiros 45 minutos pouco intensos, com ambas as equipas a terem dificuldades em criar lances de golo.

Os estatutos mereciam mais

Assim como no primeiro tempo, o Tondela entrou com mais posse. O jogo direto continuava do lado azul e os tondelenses continuavam com dificuldades em criar oportunidades. Apesar de um jogo longe das balizas, os forasteiros adiantaram-se no marcador aos 64’. Bonitos toques de cabeça dentro da área, com Telmo Arcanjo a marcar.

Se o jogo já estava morno, após este tento ficou ainda mais. Os beirões passaram para bloco baixo e o Feirense tinha de tomar iniciativa. Rui Ferreira mexeu no plantel e aos 75’ João Paulo cabeceou para uma boa intervenção de Niasse. Ameaça essa que deu o mote para a igualdade. Mais um golo de cabeça. À passagem dos 80’, Sidney Lima faturou após um canto batido por Tiago Dias.

Do nada tudo mudou e a formação nortenha ganhou ânimo. Aproveitando a quebra física dos tondelenses, o Feirense apertou até final, e conseguiu chegar como nunca no encontro perto da baliza de Niasse. Foram uns minutos finais intensos, mas a partida terminaria mesmo empatada a uma bola.

Com esta igualdade, o Tondela averba 11 encontros sem saborear a vitória. Encontra-se agora em 8º lugar da competição com 19 pontos.

Por lado contrário, o Feirense não perde há nove jogos consecutivos. Iguala assim com 20 pontos, o Académico no 6ª lugar da segunda liga.

Ambas as equipas só voltam a entrar em ação em 2023, com os tondelenses a receberem a equipa do Penafiel e o Feirense a deslocar-se até ir até ao Seixal, para defrontar o Benfica B, naquela que será a jornada 15 da Liga Portugal 2 Sabseg.  

a