Académico goleia Tondela e estreia-se nos “quartos” da Allianz Cup

Aquele que se previa um jogo equilibrado, não o foi. O Académico recebeu no Fontelo a formação do Tondela para o segundo derby da época, onde a superioridade atual da turma viseense foi demonstrada em campo. Vitória por 4-1 dos vestidos de negro que vão jogar pela primeira vez na história numa fase mais adiantada da Allianz Cup.

Por Bianca Leão

Jorge Costa prometeu e a equipa entregou

Um empate chegava para os viriatos passarem de fase, mas como Jorge Costa disse, “O Académico só sabe jogar para a vitória”. Esta premissa cumpriu-se e desde cedo viu-se um jogo muito bem conseguido pelos academistas, ao contrário dos tondelenses que falhavam muito a organizar o seu jogo.

Clóvis ameaçou aos 19’, aonde ultrapassou Niasse e atirou às redes laterias. Volvidos dois minutos, Messeguem inaugurou de facto o marcador com um grande golo. Livre batido por Ott na ala direita, onde a defensiva do Tondela aliviou a bola para fora da área e Messeguem sem deixar a bola cair atirou para o fundo das redes forasteiras.

Os auriverdes tentaram pegar no jogo nesse momento, mas sem nenhum lance de real perigo criado. O jogo estava confortável para o Académico que só se preocupava em apresentar o seu bom futebol e gerou frutos encima do minuto 45. Marcelo Alves perdeu a bola para Clóvis, que assistiu para o bis de Messeguem. Os viseenses recolhiam ao intervalo pouco depois com uma vantagem confortável e justificada.

Em Viseu sê do Académico

Ao contrário do que se esperava, pela desvantagem visitante, o segundo tempo começou com mais incursões ofensivas dos academistas. Minutos depois o Tondela de facto conseguiu pegar no jogo, mas um meio-campo pouco criativo protagonizou uma equipa muito previsível e nada ameaçadora.

O jogo estava morno, quando aos 73’, Bandeira com um belíssimo trabalho individual faturou o 3-0. Após esse golo, todos os 1697 espetadores presentes no estádio – tirando os do Tondela, é claro – protagonizaram um momento lindo de união a gritar pelo nome da equipa do Académico em alta voz.

Com os adeptos viseenses a festejar, os forasteiros reduziram aos 75’. Após uma grande defesa de Grill, após remate de Rubén Fonseca, Jota assistiu Bebeto para o 3-1. O VAR ainda analisou o lance durante uns minutos, por um possível fora de jogo, mas o golo seria validado. Quando o Tondela tentou superiorizar-se na partida, o impensável Clóvis estragou esse ímpeto com o 4-1, num lance bem recortado pelo 33 academista, em que Niasse ficou muito mal na fotografia. Até final os tondelenses foram abaixo com este resultado expressivo e o Académico conseguiu uma grande vitória perante os seus adeptos.

Sendo assim, os viseenses terminaram em primeiro lugar do grupo H com 8 pontos e irão receber nas quartas-de-final da Allianz Cup a formação do Boavista, terça-feira (20) às 20:15h.

Por seu lado, o Tondela salta fora desta competição no penúltimo lugar do grupo com 3 pontos somados. Dia 23 desloca-se até Santa Maria da Feira para defrontar o Feirense, em jogo a contar para a 14ª jornada da segunda liga.

Destaques Positivos

Messeguem (Académico) – Sempre bem posicionado em campo, o alemão faturou um bis muito importante para a vitória academista.

Grill (Académico) – Apesar do triunfo expressivo, sempre que foi chamado a entrar em ação, conseguiu defesas bem atingidas e seguras.  

Bandeira (Académico) – Das exibições mais conseguidas que já vi o lateral academista fazer esta temporada. Exibição essa que foi consagrada com o seu primeiro golo ao serviço do Académico.

Destaque Negativo

Equipa (Tondela) – Noite para esquecer dos tondelenses. Raramente foram perigosos e o seu treinador não conseguiu mexer no jogo. Sempre insistiam na reposição curta pelo guarda-redes, mesmo quando essa alternativa se mostrava completamente ineficaz para criar qualquer ferida no Académico. Veremos o que esta formação tem para nos oferecer na segunda metade da época, após um bom arranque na Liga Portugal Sabseg.

a