Antevisão: A uma semana do Natal, os amantes de futebol têm a sua prenda antecipada

28 dias depois chegou o dia de todas as decisões e está na hora de saber quem será o grande vencedor do campeonato do mundo de 2022 no Catar. França vs Argentina, Mbappé vs Messi, um jogo que ficará na memória destes países, seja por boas ou más razões.

Por Gonçalo Augusto

Antes da final, temos hoje, dia 17 de dezembro, às 15 horas, no Khalifa International Stadium em Doha, o jogo de atribuição do terceiro lugar entre Croácia e Marrocos. As duas seleções já se encontraram neste mundial, logo na primeira jornada da fase de grupos, num jogo que acabou empatado a zero.

Amanhã, dia 18 de dezembro, é o dia da grande final, o dia em que o mundo vai parar para assistir ao França vs Argentina, que terá lugar no Lusail Stadium, em Lusail, pelas 15 horas. A Argentina bateu a Croácia por 3-0 para chegar à final, já os franceses derrotaram a formação marroquina por 2-0.

Ambas as equipas contam com dois campeonatos do mundo no seu palmarés. A Argentina já não vence a competição desde 1986, altura em que derrotou na final a Alemanha Ocidental no mundial do México. O seu outro mundial foi ganho em 1978, e esperam que seja este ano que põem fim ao seu longo jejum. Já a França é a atual campeã do mundo após ter derrotado a Croácia na final em 2018. O seu primeiro troféu foi ganho em 1998 em casa.

A “Albiceleste” começou mal este torneio após perder na sua estreia por 2-1 frente à Arábia Saudita, mas a genialidade de Messi e a perspicácia de Julian Álvarez, com ajuda de toda a equipa deram a volta à situação. Já os “Gauleses” foram passando de fase em fase sem grandes sobressaltos com Mbappé e Giroud a mostrarem-se em grande forma neste mundial.

Depois da final, serão entregues os prémios de melhor jogador do torneio, melhor guarda-redes e melhor marcador. No topo da lista de melhores marcadores temos Messi e Mbappé, ambos empatados com 5 golos, ou seja, para além da grande final entre França e Argentina, teremos também Mbappé vs Messi na luta pelo troféu, eles que são colegas de equipa no Paris Saint-Germain.

O próximo mundial será em 2026 e terá lugar em três países da América, os Estados Unidos, o Canadá e o México, o que faz com que essas seleções já estejam automaticamente qualificadas para esse torneio. Competição essa que será a primeira que contará com 48 seleções, ao invés das 32 que vinha sendo habitual desde 1998.

a