Kamala Harris: a 1ª mulher negra da história a liderar os Estados Unidos

Num país marcado pelo racismo, desigualdades económicas e judiciais, Kamala Harris é a luz ao fundo túnel para os americanos. A atual vice-presidente dos Estados Unidos da América é a cara daqueles que mais são desprezados pela frente política da maior potência económica mundial.

Por Verónica Oliveira

Eleita pelo 46.º presidente dos EUA, Joe Biden, em 2020, Kamala Harris tornou-se na primeira mulher negra e americana a exercer um cargo de elevada importância em toda a história americana.

Considerada uma mulher que não gosta de dar muito nas vistas e secreta no que toca à sua vida pessoal, por detrás de toda esta visibilidade e protagonismo, quem é afinal Kamala Harris?

As origens

Corre-lhe nas veias sangue de todo o mundo. Nasceu a 20 de outubro de 1964 e é filha de uma mulher indiana e de um descendente jamaicano. Kamala Harris é natural de Oakland, no estado da Califórnia, mas também passou parte da sua vida em Montreal, no Canadá, após ter-se mudado com a mãe e irmãs aquando do divórcio dos seus progenitores.

Mais tarde, regressou aos Estados Unidos para estudar e formou-se em Economia e Ciências Políticas, na Universidade de Howard, em Washington.

Desde muito cedo que Kamala chamava à atenção de quem a rodeava pelo seu espírito forte e ativista. Aos 10 anos, na companhia da irmã mais nova, Maya, conseguiram adquirir um recreio infantil num pátio que estava abandonado, junto ao condomínio onde moravam.

Embora pareça pouco, olhando para trás, podemos considerar que KamalaHarris já tinha uma visão aguçada das mudanças que eram precisas à sua volta.

Do Senado à presidência

É considerada a senadora mais liberal de sempre. Em 2016, foi eleita senadora do estado da Califórnia e, desde então, que quer reformar o sistema prisional americano.

Em 2020, após um ano complicado para os EUA devido à pandemia da Covid-19 e aos escândalos raciais de George Floyd, KamalaHarris chega à presidência da Casa Branca, como braço-direito de Biden.

É defensora de campanhas de ambiente, saúde e sociedade que não são tão bem vistas pelos conservadores do Estado. Apoia a Green New Deal (Acordo Verde, em português), cuidados médicos para toda a população e a legalização de marijuana.

Ainda assim, Kamala Harrisafirma que não teria aceitado o convite se “não apoiasse aquilo a que Joe Biden se propôs”, como contou ao programa “60 minutes” da CBS News.

O facto de ter uma visão muito mais liberal que Biden, fará com que Kamala seja vista como uma senadora socialista e progressista no centro de uma política mais democrata atualmente a decorrer nos EUA? Os próximos anos irão revelar a resposta a estas questões.

a