Perfil. Durão Barroso, o primeiro português a liderar a Comissão Europeia

José Manuel Durão Barroso, conhecido como Durão Barroso, tem 66 anos e é Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International. Nasceu a 23 de março 1956 na cidade das 7 colinas, onde se licenciou em Direito.

Por Maria Dias

Filho de pais transmontanos, Durão Barroso foi deputado, ministro e chefe de Governo em Portugal. Posteriormente, em 2004 ocupa o cargo de presidente da Comissão Europeia, durante 10 anos, como substituto de Romano Prodi.

Enquanto estudante da Faculdade de Direito de Lisboa uniu-se a um movimento de extrema-esquerda o Movimento Revolucionário do Proletariado Português (MRPP), onde teve discursos radicais, e pelo qual invadiu as instalações da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) numa tentativa de clarificar o que o contrastava do Partido Comunista Português (PCP).

Em 1977, quando o pai faleceu, o político foi viver para Genebra onde concluiu uma pós-graduação em ciências económicas e sociais.

Três anos depois, em 1980, tornou-se militante do Partido Popular Democrático-Partido Social-Democrata (PPD-PSD). Integrante do governo de Cavaco Silva onde ocupou o cargo de subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, de Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação, em 1987, e, posteriormente, Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O ex-presidente da Comissão Europeia confessa que o dia “mais importante” da sua vida e que o fez participar no mundo da política, foi a Revolução dos Cravos, protesto popular e militar que assistiu no Largo do Carmo.

“Aprendi tantas coisas e hoje faria tanta coisa diferente que demoraria demais falar sobre isso”, referiu ao analisar a sua experiência enquanto político.

Tornou-se líder do PSD em 1999. Com a queda do Partido Socialista e a demissão de António Guterres, o atual nono secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Jorge Sampaio viu-se obrigado a convocar eleições antecipadas.

Em março deste ano, ganha as legislativas o PSD, o que tornou real a frase dita por Durão Barroso: “Sei que vou ganhar, só não sei quando”.

Dois anos mais tarde é nomeado Presidente da Comissão Europeia e inicia o seu primeiro mandato em novembro de 2004.

a