Museu de História da Cidade receberá exposição “MILHO – mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora”

O Município de Viseu inaugura esta quarta-feira, dia 14 de dezembro, pelas 17 horas, a exposição “MILHO – mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora”, no Museu de História da Cidade. A exposição temporária destaca projetos de ilustração dos alunos de Artes Plásticas e Multimédia, da Escola Superior de Educação de Viseu.

Por Diana Duarte

A Exposição “MILHO – mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora” vai iniciar-se amanhã, dia 14 de dezembro, pelas 17 horas, no Museu de História da Cidade, em Viseu. Pode ser visitada até 11 de fevereiro de 2023, no Núcleo de Exposições, Piso 0.

Em 2021, o Município de Viseu, através do Museu de História da Cidade (MHC), juntou alunos da licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia, da Escola Superior de Educação de Viseu, para os guiar pela cidade e contar lendas e histórias locais. Esta mostra apresenta ilustrações produzidas na Unidade Curricular de Desenho III por estes estudantes.

Esta mostra e a relação com o Museu de História da Cidade dá, assim, a oportunidade aos estudantes de implementar os seus projetos num contexto para além da escola. Aproxima, também, as duas instituições (ESEV e MHC) e envolve os estudantes tanto na produção cultural da cidade de Viseu, como no conhecimento do seu património histórico local.

Serão abordados, nesta mostra, o mistério da Cava de Viriato e as lendas de João Torto, de Gaia e do Castanheiro do Amores.