Casa das Bocas renasceu como a nova Unidade de Saúde Familiar São Teotónio

O edifício emblemático da cidade de Viseu tem uma nova vocação. O serviço de saúde, que foi inaugurado ontem (7), já se encontra em funcionamento.

Por Diana Duarte

A inauguração da obra de reabilitação deste simbólico edifício decorreu ontem, dia 7 de dezembro. Localizado na zona histórica de Viseu, no nº70 da Rua João Mendes, a Casa das Bocas está a funcionar como Unidade de Saúde Familiar São Teotónio. Recebeu em homenagem o nome do padroeiro da Cidade Jardim e, está pronta para atender, quando atingir o seu pleno funcionamento, em torno de 8000 utentes.

Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, reforçou, na cerimónia de abertura, a disponibilidade da autarquia para continuar a colaborar com esta Unidade de Saúde.

Adiantou ainda que esta é uma ótima notícia para Viseu e para a área da saúde. A nova unidade de saúde prestará uma resposta a muitos que não dispõem de médico de família de momento.

O autarca viseense destacou também a “decisão corajosa do anterior Executivo”, que aplicou os fundos comunitários e orçamento municipal na requalificação de um edifício histórico e o colocou à disposição dos cidadãos viseenses.

O imóvel foi adquirido, em 2015, pela Câmara Municipal de Viseu, num protocolo estabelecido entre a autarquia e o Ministério da Saúde. Pretendia-se reabilitar o edifício e instalar uma Unidade de Saúde Familiar, o que permitiu o acesso a financiamento comunitário do Programa Operacional CENTRO 2020. O investimento ascendeu a 2,3 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões resultam da comparticipação comunitária e o restante valor de investimento pela autarquia.

a