Perfil. Fernando Ruas, o presidente reeleito oito anos depois de levar “cartão vermelho”

Fernando de Carvalho Ruas é novamente Presidente da Câmara Municipal de Viseu desde a eleição nas autárquicas de 2021, mas já o tinha sido de 1989 a 2013. Fez uma pausa de oito anos na autarquia viseense por não se puder recandidatar, mas não fez nenhuma pausa na política, tendo sido deputado no parlamento europeu de 2014 a 2019.

Por Francisco Rodrigues

Natural de Farminhão, que hoje integra a União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, terra natal de outras figuras importantes como o Capitão Leitão e o filósofo viseense António Gonçalves da Costa, mais conhecido como Padre Costa, Fernando Ruas, hoje com 73 anos, nasceu a 15 de janeiro de 1949 e é também economista e dirigente associativo.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Ecomimia da Universidade de Coimbra em 1978, foi também professor secundário entre 1973 e 1982. Sempre se interessou pela política e cessando as funções de docente torna-se Conselheiro Principal da Administração Pública. Em 1983, em paralelo com a sua profissão, exerce as funções de Presidente do PSD/Viseu, cargo que ocupa até 1987. Um ano antes, em 1986, profissionalmente Fernando Ruas havia passado a Vogal do Conselho Diretivo da Segurança Social de Viseu.

No ano de 1989 tudo muda na vida de Fernando Ruas ao ganhar as eleições que fazem de si Presidente da Câmara Municipal de Viseu. A partir deste momento dedica-se exclusivamente à política, agregando-se a outros cargos como o de Vice-Presidente da Assembleia Distrital do PSD/Viseu de 1997 a 1999, Vice-Presidente do Congresso Nacional do PSD de 1999 a 2007, Presidente do Congresso Nacional do PSD de 2010 a 2018 e atualmente é ainda Presidente do Assembleia Distrital do PSD, cargo que ocupa desde 2005.

Como disse ao Jornal Público em 2021, ainda antes de ser candidato às autárquicas desse mesmo ano, considera-se um homem do poder local pois “quem está 24 anos numa câmara, quem foi dois anos Presidente da Associação de Municípios, só pode ser um homem de poder local”. A esta altura, sem confirmar nem desmentir a possibilidade de se recandidatar à Câmara Municipal de Viseu, deixa bem claro ao Jornal do Centro, também em abril de 2021, ser um homem que toma as próprias decisões em relação à sua vida. “Não me mostrei disponível para ninguém, nunca me meti em bicos de pés para ninguém. É natural que o meu nome apareça. Sou um cidadão livre e não perdi faculdades. É natural que as pessoas ponham o meu nome. Agora há uma coisa que sei: decisões a meu respeito quem as toma sou eu”, afirma no programa “Conversa Central”, da Rádio Jornal do Centro.

Em 2013, ainda enquanto Presidente de Câmara, Fernando Ruas mostrou-se contra a lei da limitação de mandatos que entrou em vigor nesse ano e referiu ao Jornal Sol que, na sua ótica, não se poder recandidatar para um novo mandato é como levar “um cartão vermelho” que lhe dá “quatro jogos de suspensão”. Afirmou ainda que “no final, tenho que analisar se os adeptos e o treinador me querem”. A verdade é que acabou por acontecer a reeleição não quatro, mas oito anos depois e mais uma vez Fernando Ruas torna-se Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Em outubro de 2022, um ano depois de voltar à Câmara de Viseu, Fernando Ruas diz à agência Lusa que o balanço é bastante positivo embora o atual poder local seja “bem diferente”, para além da organização da própria câmara que “é um bocado diversa daquela que eu deixei e que eu imaginava, portanto, uma boa parte do trabalho deste primeiro ano é de adaptação da estrutura àquilo que é a nossa conceção de gestão”, como explica o autarca segundo o Observador.

O que faz Fernando Ruas regressar à Câmara de Viseu não são as razões que levariam outros autarcas, é grande o carinho que sente pelo município e “não é por prestígio, não é uma questão financeira, até ganho menos! Voltei pelo apelo. Na véspera de dizer que sim, disse sempre que não, mas depois houve coisas que me levaram a pensar de forma diferente e, neste momento, se soubesse quais as consequências faria exatamente a mesma coisa”, esclareceu ao Jornal do Centro.

Em relação ao futuro, não está completamente fora da mesa a hipótese de recandidatura em 2025, garante que poderá “fazê-lo, ou não” neste momento não sabe, mas “na altura logo se verá.” Nessa mesma entrevista do Jornal do Centro o político viseense afirma que “há muita gente que queria que eu antecipasse o meu fim, mas obviamente que não vou dizer isso.” Contudo, com a sua idade Fernando Ruas considera de “já não ia a tempo” de se candidatar à Presidência da República. Garantiu ao Jornal Sol, em agosto deste ano, que não lhe “passa pela cabeça (…) se criassem condições, até era capaz de pensar nisso”, mas apesar de considerar ter “as competências para exercer esse cargo” diz que “agora não estou a ver, sinceramente, nem que seja convidado nem que tenha apoios para tal, portanto vou ficar-me por aqui”, remata, mostrando estar muito satisfeito com o cargo que ocupa.

a