“Como se para um espelho de Baishô” vence Prémio de Poesia Judith Teixeira 2022

Pedro Manuel Martins Baptista, de nome literário Xavier Zarco, é o autor da obra vencedora da edição 2022 do Prémio de Poesia Judith Teixeira. “Como se para um espelho de Baishô” será galardoada numa cerimónia marcada para dia 16 de dezembro.

Por Diana Duarte

A cerimónia de entrega de prémios realizar-se-á no dia 16 de dezembro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu. O evento contará com a participação de Luísa Venturini, que irá declamar alguns poemas de Judith Teixeira e obras vencedoras das três edições do Prémio.

O autor receberá um prémio monetário no valor de 2.500 euros pela Câmara Municipal de Viseu e terá a sua obra publicada pelas Edições Esgotadas, no âmbito do prémio de poesia.

Durante o período de candidaturas, que ocorreu entre 8 de agosto e 30 de setembro, a Câmara Municipal recebeu 30 obras. O júri foi composto por diversas personalidades no campo da literatura nacional.

O projeto, fruto de uma parceria entre o Município de Viseu e a editora Edições Esgotadas, homenageia a vida e obra literária da escritora viseense Judith Teixeira. A premiação distingue bienalmente uma obra de poesia escrita em língua portuguesa.

a